NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Assistência a Prematuros – O papel da Doação de Leite Materno

Assistência a Prematuros – O papel da Doação de Leite Materno
0
(0)

A Organização Mundial da Saúde estima que pelo menos 15 milhões de partos prematuros ocorram todo ano no mundo. Significa que um a cada 10 bebês nascem antes do tempo esperado. Os prematuros são os bebês que nascem antes de 37 semanas completas de gestação. O que preocupa, é que as complicações que ocorrem nestes bebês são a principal causa de morte em crianças abaixo de cinco anos.

O país campeão mundial é a Índia, com cerca de 3 milhões e 500 mil nascimentos prematuros todo ano. Mas o Brasil encontra-se na lista dos países com mais ocorrência de partos prematuros, com mais de 270 mil casos anuais, o que nos coloca na 10ª posição deste ranking. Isso ressalta a necessidade de termos uma assistência especial para este perfil de bebês.

As subcategorias dos prematuros
Os bebês prematuros são categorizados conforme o tempo de gestação. Quanto menor este tempo, maiores as chances de complicação e morte.

  • Prematuro moderado a tardio: 32 a 37 semanas
  • Muito prematuro: 28 a < 32 semanas
  • Prematuro extremo: < 28 semanas

Medidas simples garantem a qualidade da assistência
A OMS estima que três em cada quatro crianças possam ser salvas com medidas extremamente custo-efetivas, que incluem:

  • Manter o bebê aquecido;
  • Dar suporte alimentar com leite materno;
  • Promover medidas de prevenção de complicações respiratórias;
  • Promover a prevenção de infecções.

O uso de leite materno para estes bebês prematuros permite maior chance de recuperação. O leite promove ganho rápido de peso, além de ter um efeito protetor do ponto de vista de imunidade. Ou seja, é um item que promove qualidade na assistência. Isso ocorre mesmo que este leite seja “dado” para o bebê, que muitas vezes não consegue se alimentar sozinho.  Porém, um dos maiores desafios é a questão da oferta de leite materno para estas crianças, pois em muitas situações a própria mãe não consegue produzir leite quando dá à luz a um bebê prematuro. Sendo assim, a melhor alternativa é a busca de doação de leite humano.

Dia Nacional da Doação de Leite Humano
Em 2003, o Ministério da Saúde publicou a Portaria No 1.893, que instituiu o “Dia Nacional da Doação de Leite Humano”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para este ato. E anualmente é feita uma campanha nacional de doação. É fundamental essa conscientização populacional, pois a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros internados nas UTIs neonatais do Brasil. Ou seja, quatro em cada 10 desses bebês ainda não tem acesso a leite materno.

https://www.youtube.com/watch?v=U6qyA-Cp6T0&feature=youtu.be

 

Papel dos profissionais
Nosso papel, como profissionais e gestores na área da saúde, é ajudar a promover esta campanha, assegurar a qualidade na coleta e armazenamento de leite humano, e promover a melhor linha de cuidado possível pare bebês prematuros. A esperança de muitas mães e pais é de verem seus filhos saindo do hospital. Temos de fazer nosso melhor para atingir este resultado.

Devemos pensar em estratégias para alavancar a doação. A sensibilização de mães com recém-nascidos é uma delas. Mas ideias criativas precisam surgir, como oferecer a busca do leite na casa da doadora. Imagine como é difícil para a mulher que está amamentando sair de casa, mesmo que seja para fazer uma boa ação. Devemos inovar para facilitar a doação e promover uma assistência de qualidade aos bebês pematuros. Este é o desafio.

O site da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno traz mais informações para compartilhar com profissionais e familiares. Apoie esta iniciativa.

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

Novo Protocolo de Londres 2024

Tradução Oficial para o Brasil

A Ferramenta Essencial para a Segurança do Paciente, agora em Português!