Barreiras de segurança e atuação do farmacêutico podem evitar eventos adversos ligados ao uso de medicamentos
Práticas de medicação inseguras e erros de medicação são uma das principais causas de danos associados à assistência à saúde em todo o mundo. Os erros de medicação de forma geral correspondem a 30% dos erros em hospitais, e na atenção primária são considerados o principal incidente que leva a eventos adversos, principalmente em crianças e idosos. Estes incidentes podem ocorrer em diferentes fases do processo de uso de medicamentos. Em resposta a isso, a OMS recentemente nomeou seu Terceiro Desafio Global para a Segurança do Paciente: “Uso Seguro de Medicamentos”.
A segurança com medicamentos é uma área ampla e complexa dentro da segurança do paciente. O Desafio Global para Segurança do Paciente da OMS irá propor soluções para enfrentar muitos dos obstáculos que o mundo enfrenta hoje para garantir a segurança das práticas com medicamentos. A meta da OMS para este Desafio Global de Segurança do Paciente é conseguir um engajamento e compromisso generalizados dos Estados Membros da OMS e órgãos profissionais em todo o mundo para reduzir os danos associados à medicação.
O Desafio Global da Segurança do Paciente da OMS “Uso Seguro de Medicamentos” é coordenado pela unidade de Segurança e Qualidade da Paciente da OMS, do departamento de Prestação de Serviços e Segurança, em colaboração com o departamento de Medicamentos e Produtos de Saúde da OMS.
Veja mais:
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1