Esses indicadores estão relacionados à qualidade, à segurança, ao desfecho clínico, incluindo também a satisfação do paciente
Comunicação, ética, empatia e como o paciente foi envolvido no cuidado fazem parte do que se chama atualmente de ‘Experiência do Paciente’. Isso significa que ‘Experiência do Paciente’ não é um conceito totalmente novo, mas o desenho de uma jornada que veio para reforçar os componentes: qualidade, segurança, cuidado centrado no paciente, eficiência.
“A satisfação é a perspectiva sobre o atendimento, mas apenas um dos componentes da experiência. Ela está balizada pela expectativa”, diz Marcelo Alvarenga, gerente médico de Experiência do Paciente do Hospital Sírio-Libanês, médico formado pela USP (Ribeirão Preto), com mestrado em endocrinologia. Neste simpósio irá debater soluções com enfoque na Experiência do Paciente. “O conceito de experiência do paciente é mais amplo, que é uma combinação de todos os outros fatores importantes do cuidado, sendo a somatória de tudo o que o paciente viveu na instituição”, explica o médico.
Experiência deve ser medida através de indicadores: de qualidade, de segurança, de desfecho clínico. O hospital avalia o que ele faz e chega à conclusão se gera ou não um trabalho de qualidade. “A satisfação é pessoal, cada um tem a sua e está relacionada à expectativa. A satisfação faz parte da experiência do paciente”, compara o médico do Sírio-Libanês.
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