NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Doação de leite: atitude solidária previne três problemas nas mamas

Doação de leite: atitude solidária previne três problemas nas mamas
0
(0)

Doação de Leite Previne Problemas Mamários

Segurança do paciente também está ligada à prevenção, ainda mais quando se trata de promover o bem-estar do ser humano. No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Além de um ato solidário, doar leite materno é um reforço para a saúde e cabe ao profissional de saúde, ainda na maternidade, orientar as novas mamães sobre a importância desse ato.

“Além de a amamentação ser capaz de fortalecer as esperanças das mães e a saúde de bebês prematuros e daqueles que estão nas UTIs neonatais, a doação de leite também contribui para que a mama das doadoras fiquem livres de pelo menos três problemas”, diz o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.

Qualidade na assistência a prematuros depende da doação de leite

Confira o primeiro Bundle para Hemorragia Obstétrica

Troca de bebês pode decorrer de falha de identificação

Vantagens da Amamentação para a mãe – o que orientar

A relação entre aleitamento materno e vantagens para os bebês é muito bem estudada, e a orientação para as mães acaba tendo um grande enfoque nesse sentido. Mas muitas vezes a mulher é esquecida nessa orientação. E para ela, há a vantagem da prevenção de três complicações:

  • Ingurgitamento mamário: também conhecido como leite empedrado, os seios ficam inchados, sensíveis, latejando. O incômodo pode atingir até mesmo as axilas, causando febre;
  • Fissuras: a região do mamilo incha e dificulta a sucção do recém-nascido e, consequentemente, a absorção dos anticorpos necessários para que o bebê afaste infecções e doenças respiratórias, no sangue, entre outras;
  • Mastite: deixa as mamas avermelhadas, endurecidas, doloridas e quentes.

 

Leia mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

Novo Protocolo de Londres 2024

Tradução Oficial para o Brasil

A Ferramenta Essencial para a Segurança do Paciente, agora em Português!