Bundle para diminuir infecções de sítio cirúrgico
Lucas Santos Zambon
Para quem trabalha com segurança do paciente em hospitais, o uso de bundles é essencial para se conseguir melhores resultados assistenciais. Isso é ainda mais importante quando discutimos soluções para diminuir o risco de infecções associadas à assistência, entre as quais podemos citar as infecções de sítio cirúrgico. Esse desafio é uma das frentes de trabalho das comissões de controle de infecção hospitalar há anos.
Um exemplo que deu certo pode servir de referência e, com as devidas adaptações, até ser aplicado em outros locais sem grandes dificuldades. O case é o de um grupo de 20 hospitais nos EUA que testaram a aplicação de um bundle para diminuir infecções de sítio cirúrgico. Este teste foi feito em um grupo especial de cirurgias que tem alto risco de contaminação por Staphylococcus aureus: as cirurgias cardíacas, e as artroplastias de quadril e joelho.
“Triple Aim” do IHI deve ser substituído pelo “Quadruple Aim”
Disclosure precisa integrar a cultura de segurança do paciente
Conheça o Bundle de intervenções para Hemorragia Obstétrica
Foi feito um período de pré-avaliação antes de instituir o bundle (39 meses), que depois foi comparado a um período de 21 meses com as intervenções funcionando.
O que foi feito?
- Primeiramente, os pacientes que seriam submetidos a essas cirurgias realizaram um swab nasal para pesquisa de Staphylococcus aureus;
- Aqueles com swab positivo realizaram aplicação de mupirocina intrasanal duas vezes ao dia e banho com gluconato de clorexidina, ambos por cinco dias antes da cirurgia;
- Aqueles com swab negativo realizaram apenas banho de gluconato de clorexidina na noite anterior e na manhã da cirurgia;
- Pacientes com swab positivo para Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) fizeram profilaxia cirúrgica com vancomicina associada à cefazolina ou cefuroxima;
- A profilaxia cirúrgica dos demais pacientes (swab negativo, ou positivo, mas com Staphylococcus aures sensível à meticilina) foi feita com cefazolina ou cefuxoxima.
Sucesso no resultado
A adesão ao bundle foi de 83% (sendo que 39% foram de aderência total e 44% aderência parcial). As taxas de infecções complexas, onde se incluem as infecções de cavidade ou as infecções profundas da incisão cirúrgica, foram avaliadas.
A taxa média de infecções por 10 mil cirurgias antes do uso do bundle era de 36. Após a intervenção caiu para 21, uma média de 15 infecções a menos, sendo que esta queda na média de infecções por Staphylococcus aures foi maior nas artroplastias (17 infecções a menos a cada 10 mil cirurgias), e um pouco menor nas cirurgias cardíacas (6 infecções a menos a cada 10 mil cirurgias).
Se parece uma queda pequena, devemos lembrar que a meta em termos de segurança do paciente é sempre ZERO eventos. Nesse sentido, este exemplo é ótimo para tentarmos trazer às nossas realidades.
Referência
Saiba mais:
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0