Escritório da Qualidade
Um escritório de qualidade e segurança do paciente, em um hospital, tem diversos papeis relacionados à gestão. A enfermeira Priscila Rosseto de Toledo, gerente de Qualidade e Segurança do Hospital Samaritano, em São Paulo, que tem oito anos de experiência profissional atuando no desenvolvimento de práticas assistenciais focadas em gestão, qualidade e segurança do paciente, explica em detalhes o funcionamento desses núcleos.
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IBSP – Quais as principais atividades que o escritório de qualidade exerce dentro de um hospital?
Priscila Rosseto: O escritório da qualidade é considerado um processo gerencial, pois fornece um apoio estratégico à estrutura hospitalar. Dentre as principais atividades desenvolvidas estão:
- Gestão de documentos;
- Gestão de processos;
- Gestão de riscos institucionais (clínicos e não clínicos) e implantação do núcleo de segurança do paciente;
- Gestão de performance (operacional tática e estratégica);
- Gestão de protocolos institucionais;
- Auditorias (internas, clínicas, terceiros e acompanhamento das visitas de acreditação ou auditorias externas);
- Interface importante com as comissões obrigatórias e as assistenciais (EMTN, CFT e etc.);
- Interface com órgãos externos (agências reguladoras, sociedades e associações e instituições acreditadoras).
IBSP – Quais os problemas normalmente são evitados com as ações desse núcleo?
Priscila Rosseto: Os participantes do núcleo conseguem ter o foco na avaliação preventiva de risco e trabalham para que o foco na segurança do paciente seja estratégico e implantado em toda cadeia hospitalar. O paciente necessita estar seguro, independentemente do processo de cuidado a que ele está submetido.
IBSP – Há boa receptividade dos profissionais de saúde às medidas implementadas por esse núcleo? Por quê?
Priscila Rosseto: Sim, pois o núcleo não é um organismo a parte, ele é composto por pessoas que trabalham nos processos e participam efetivamente dos cuidados, seja na linha de frente ou no backoffice.
IBSP – Quais os principais desafios que o escritório de qualidade enfrenta dentro de um hospital?
Priscila Rosseto: Integração entre os processos, garantir uma gestão dos documentos e padrões efetivos, acompanhar a efetividade das ações do núcleo de segurança e das ações dos planos de melhoria.
IBSP – A partir do início das atividades, quanto tempo leva para um centro médico acompanhar os resultados obtidos com orientação do escritório de qualidade?
Priscila Rosseto: Em curto prazo de tempo podemos ver a melhoria das atividades coordenadas, mas acredito que em médio prazo, como algo em torno de seis meses, já conseguimos enxergar ações de gestão de processos, performance e etc.
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