Em 2023, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente concentra-se no tema “Engajamento do Paciente”. Com o intuito de promover essa temática, o IBSP reuniu para você alguns dos conteúdos mais relevantes sobre o assunto.
OBJETIVOS DO DIA MUNDIAL
DA SEGURANÇA DO PACIENTE 2023
Elevar a conscientização global sobre a necessidade de engajamento ativo dos pacientes, suas famílias e cuidadores em todos os contextos e em todos os níveis de atendimento à saúde, visando melhorar a segurança do paciente;
Envolver formuladores de políticas, líderes da área de saúde, profissionais de saúde, organizações de pacientes, sociedade civil e outros stakeholders nos esforços para incluir pacientes e suas famílias nas políticas e práticas de cuidados de saúde seguros;
Empoderar pacientes e suas famílias para que participem ativamente de seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança dos serviços de saúde;
Defender ação urgente no engajamento de pacientes e famílias, em conformidade com o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030, a ser tomada por todos os parceiros.
ENVOLVER PACIENTES
E CUIDADORES
Você sabia que no Programa de Qualificação Multiprofissional para Segurança do Paciente do IBSP tem um módulo em consonância com o tema de 2023 do Dia Mundial da Segurança do Paciente?
Conheça o módulo “Envolver pacientes e cuidadores”, ministrado pelo Professor Marcelo Alvarenga, Presidente da Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa.
Conteúdo da disciplina:
Conceitos relacionados ao cuidado centrado no paciente;
Estratégias de ativação e engajamento do paciente no cuidado;
Quais são os principais desafios para o cuidado centrado no paciente?
Decisão compartilhada/colaborativa de cuidado como forma participativa e respeitosa de todas as partes;
Principais aspectos do consentimento esclarecido;
O que é “Disclosure” e quais são princípios da revelação
do erro ocorrido.
Vídeos
Ninguém é mais interessado na Segurança do Paciente do que os próprios pacientes. Engajar o paciente no processo de segurança não é nada mais do que justo e necessário.
Esse ano a OMS elegeu o Engajamento do Paciente para a Segurança do Paciente como tema, cujo slogan é “vamos ouvir a voz do paciente”.
Esse é um desafio importante, que envolve uma liderança engajada em segurança e que dissemine isso na organização para que a voz do paciente seja ouvida.
A mudança na equipe multidisciplinar e nas visitas multidisciplinares são necessárias para que a família também seja engajada em ouvir a voz do paciente.
“Dar voz aos pacientes”, esse é o tema da campanha da OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente.
“Dar voz aos pacientes” é garantir que os seus direitos, necessidades, vontades e tudo o que realmente importa para o paciente seja de fato implementando na prática assistencial do cuidado.
É o momento de refletirmos, analisarmos e transformamos essa iniciativa no propósito da segurança do paciente.
O Dr. Lucas Zambon, do IBSP, aponta cinco pontos essenciais para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
O Dr. Marcelo Alvarenga, médico do Sírio-Libanês, acredita que tornar o paciente o protagonista do cuidado, participando ativamente das decisões, é o caminho para a evolução no sistema de saúde brasileiro
“Muito além da satisfação do paciente, a experiência precisa ser um assunto diário na vida dos diretores e gestores hospitalares”, diz Dr. Dario Fortes Ferreira, presidente do IBSP