A redução da infecção hospitalar em hospital de São Paulo é um dos exemplos de que o trabalho em equipe melhora a assistência à saúde
Para fins de classificação epidemiológica, a infecção hospitalar é toda infecção adquirida durante a internação hospitalar (desde que não incubada previamente à internação) ou então relacionada a algum procedimento realizado no hospital (por exemplo, cirurgias), podendo manifestar-se inclusive após a alta do paciente.
A ocorrência de uma infecção depende do desequilíbrio entre três fatores, os quais incluem a condição clínica do paciente, a virulência e inoculo dos micro-organismos e fatores relacionados à hospitalização (procedimentos invasivos, condições do ambiente e atuação do profissional de saúde).
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem um serviço de controle de segurança hospitalar bastante experiente. E foi feito um trabalho intensivo dentro da UTI para redução de infecção hospitalar de modo geral. “A redução das taxas referentes a essas infecções tem muito a ver com melhoria de processos e treinamento de equipes. O engajamento de várias áreas para obter o sucesso é o que não vemos em todos os hospitais”, diz Dr. Fernando Colombari, gerente médico responsável para área de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Segundo Dr. Fernando, o hospital obteve resultados expressivos comparados a indicadores internacionais. “Estamos falando de higienização das mãos, de políticas de isolamento de contato, temos os pacotes específicos para se evitar ou diminuir os riscos de infecção, método de barreira mecânica”, exemplifica.
UTI x internação
A maior redução da taxa de infecção ocorreu na UTI, mas nas unidades de internação normais o sucesso não foi tão expressivo. “Não é que nosso resultado seja ruim, é muito bom comparado a outros hospitais. Mas o sucesso foi maior dentro da UTI. Agora, estamos em fase de mapeamento para saber por que deu mais certo em um setor do que em outro, pois também é muito importante buscar respostas para essas questões”, finaliza Dr. Fernando Colombari.
Veja mais
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0