Documento elaborado pela Mölnlycke será lançado dia 12 de maio em evento online
Consideradas um problema de saúde pública, as lesões por pressão acometem cerca de um a cada dez adultos hospitalizados. Nas unidades de terapia intensiva, essa prevalência chega a atingir 20% dos pacientes. Único evento adverso que segue em ascensão, as lesões estão normalmente atreladas a um déficit de qualidade na assistência e esses episódios podem ser prevenidos por meio da ampliação do conhecimento entre as equipes clínicas.
O compartilhamento de informações é extremamente importante para frear o aumento de casos de lesões por pressão no mundo, acometimentos que aumentam o risco de outros eventos adversos como infecções do trato urinário, pneumonia associada à ventilação mecânica, queda e trombose.
Pensando nisso, a Mölnlycke, parceira do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente) e líder global no fornecimento de soluções para gerenciamento de lesões por pressão, preparou um guia ilustrado para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisão e na adoção e disseminação de boas práticas de prevenção desses eventos adversos.
Elaborado por duas profissionais com ampla experiência na área, Aline de Oliveira Ramalho, enfermeira estomaterapeuta, pós-graduada em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente e Mestra em Ciências da Saúde e pesquisadora na temática Prevenção de Lesão por Pressão; e Paula de Souza Silva Freitas, enfermeira especialista em dermatologia e doutora em saúde coletiva, o documento será lançado pela companhia as 19h do dia 12 de maio em um evento online chamado “Segurança nos Processos Clínicos e a Enfermagem”.
Com cerca de 40 páginas, o guia está dividido em três capítulos que detalham o que é lesão por pressão, como reconhecer essas lesões e quais as principais práticas de prevenção. Totalmente embasado em evidências científicas — importante ferramenta para nortear a melhoria dos cuidados de saúde — o material compila todas as principais referências para profissionais que atuam na assistência direta ao paciente e, portanto, tem o poder de auxiliar na prevenção.
Por ser ilustrado, o guia facilita a compreensão da classificação das lesões, já que traz imagens reais dos quatro estágios segundo o sistema de classificação mundialmente utilizado e, em abordagem única, também tem referenciais para pele negra. Além disso, possui páginas pautadas para que os leitores possam fazer anotações de interesse.
O material é de grande valia para as unidades de saúde que prezam pela qualidade da assistência e pela segurança dos pacientes, já que lesões por pressão representam danos para todos os atores da cadeia de atendimento e aumento de custos hospitalares.
Referências
(1) Guia Ilustrado para Apoio ao Profissional de Saúde – Entendendo as Lesões por Pressão
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17