A constatação de que os resultados da Segurança do Paciente estão relacionados à variabilidade dos processos estabelecidos pelas instituições hospitalares não é recente. Também sabemos das inúmeras falhas relacionadas a assistência à saúde e quão grande tem sido o investimento em recursos humanos e tecnológico para mudarmos este cenário.
Processos bem implantados e estruturados dependem de articulação e integração entre equipes multidisciplinares e apoio institucional para padronização de procedimentos e implantação de políticas de segurança. Esta nova visão gera mudanças importantes, em diferentes locais, provenientes de uma ampla variedade de hospitais e muito aprendizado.
Validação de Boas Práticas de Segurança
Com objetivo de fomentar ainda mais a confiabilidade dos resultados assistenciais e a fim de promover uma assistência segura ao paciente, o IBSP, por meio de visitas presenciais às instituições hospitalares, iniciou a Validação de Boas Práticas de Segurança como forma de incentivar estratégias de alavancagem destes processos, aumentando, assim, a hierarquia de confiabilidade e o desempenho dos resultados.
A primeira prática escolhida foi a prevenção de Tromboembolismo venoso (TEV), por se tratar da terceira maior causa de mortalidade cardiovascular e pela magnitude de erros e eventos adversos decorrentes da ausência desta prevenção. TEV é um problema de saúde pública, além de ser um processo relativamente complexo.
Apesar das recomendações das melhores evidências e diretrizes científicas publicadas mundialmente, a adequação da profilaxia só acontece em média 50% dos casos nos hospitais. Perdem-se muitas oportunidades de otimização dessa profilaxia e na identificação dos principais modos de falha na prevenção do TEV dentro e fora do ambiente hospitalar.
A partir da Validação de Boas Práticas para o TEV, o IBSP promoverá uma colaborativa entre os hospitais validados e compartilhará lições aprendidas a fim de melhorar nossos métodos.
Nesta seção, você encontrará periodicamente atualizações e conteúdos relacionados à prevenção de TEV.
Saiba mais
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0