2,6 milhões de óbitos ocorrem anualmente em decorrência de eventos adversos nos serviços de saúde de países emergentes, reforçando a necessidade urgente de se priorizar a segurança do paciente.
A parceria entre as empresas Epimed Solutions e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) na criação do Selo Segurança do Paciente é uma iniciativa notável e oportuna.
Estudos internacionais indicam que de 4% a 16% dos pacientes hospitalizados em países desenvolvidos são afetados por incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo eventos adversos. A complexidade desses incidentes e seus fatores contribuintes realçam o desafio global que enfrentamos, não apenas em termos de impacto financeiro, mas também no âmbito dos custos humanos e sociais.
Nesse contexto, a gestão de incidentes desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura de segurança que priorize a notificação, investigação e a sua abordagem como oportunidade de aprendizado. É essencial envolver toda a instituição — desde a alta gestão até os profissionais da “linha de frente” — para promover uma mentalidade proativa em relação à prevenção e ao aprimoramento contínuo.
Portanto, a parceria entre Epimed e IBSP é recebida com otimismo, pois essa colaboração representa um importante passo em direção à melhoria da segurança do paciente. A expertise da Epimed Solutions em soluções tecnológicas para a gestão de informações em saúde, aliada à experiência do IBSP na promoção de boas práticas e na qualificação de processos é uma combinação poderosa.
O selo não apenas estabelecerá padrões elevados nos próximos anos, como fornecerá os insights necessários para que as organizações implementem as melhores práticas de segurança em suas rotinas. As diretrizes e os critérios adotados para a certificação estarão disponíveis em breve e poderão ser consultadas neste link: https://email.epimedsolutions.com/selo-seguranca-paciente-2023
Iniciativas como essa, impulsionam a cultura de Segurança do Paciente, logo um dos aspectos mais valiosos do Selo Segurança do Paciente é o olhar cada vez mais sofisticado para a gestão de riscos assistenciais.
Referências
Gestão de riscos e investigação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde
Global Patient Safety Action Plan 2021-2030
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