IBSP para sua empresa

IBSP para sua Empresa

O IBSP oferece serviços de acordo com a necessidade e cultura das organizações e serviços de saúde, por meio de ambiente virtual, presencial ou híbrido

O IBSP oferece serviços de acordo com a necessidade e cultura das organizações e serviços de saúde, por meio de ambiente virtual, presencial ou híbrido

Consultoria para Implantação e estruturação do NSP

Por meio de um serviço consultivo, apoiamos Instituições e seus profissionais em relação:

Estruturação dos processos de qualidade

A partir de um diagnóstico situacional presencial, identificamos oportunidades de aperfeiçoamento nos processos da organização e por meio de uma matriz de priorização ajustada ao perfil e objetivos da Instituição

  • Organização documental (manuais, fichas técnicas, políticas, processos etc.)
  • Padronização e apoio na implementação de protocolos assistenciais e de segurança
  • Mapeamento de processos e riscos
  • Sistemática na análise e acompanhamento de indicadores de processo e resultado
  • Capacitação de recursos humanos


Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP

Apoio para a constituição e implementação das principais atividades e processos de responsabilidade do NSP, de forma a atender todos os aspectos regulatórios da RDC 36. Os principais temas do serviço são:

  • Aspectos legais
  • Fluxo de notificação de incidentes
  • Classificação de incidentes
  • Elaboração e implementação do Plano de Segurança do Paciente
  • Análise qualificada de eventos adversos

Mentoria em Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

O serviço permite a atualização e o compartilhamento de conhecimento entre o especialista IBSP e grupo com até 10 profissionais da mesma instituição em sessão ao vivo de 1h30.
A mentoria tem como o objetivo dar direcionamento, por meio casos práticos e vivência do especialista, ao grupo em relação a implantação, manutenção e diversos aspectos relacionados ao NSP.

O serviço está voltado para Instituições que já passaram pela etapa de implementação do NSP, porém, necessitam de direcionamento para a execução das Ações do Plano de Segurança do Paciente.

Características do serviço:

  • Grupo de até 10 profissionais por sessão
  • Direcionamento baseado em entendimento prévio da necessidade
  • Sessões não podem ser gravadas
  • Frequência mínima de 1x/mês

Programa MAIS IBSP

Medindo e Aperfeiçoando
Indicadores de Segurança

O “MAIS IBSP” foi criado a partir da necessidade de apoiar as instituições hospitalares na análise dos indicadores de desempenho das Unidades de Terapia Intensiva, bem como da gestão das infecções relacionadas a assistência à saúde e análise de eventos adversos.

Principais contribuições do Programa MAIS com o serviço:

  • Otimização de recursos: adequação na classificação da priorização de internação na UTI, identificação das melhorias necessárias para a prevenção e redução da incidência das IRAS relacionadas a dispositivos invasivos.
  • Maior engajamento das equipes: SCIH, Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente, Enfermagem, Corpo Clínico, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Nutrição.
  • Maior empenho e envolvimento de comissões não obrigatórias (Cuidados Paliativos e Time de Resposta Rápida) e processos anexos (gerenciamento de leitos, análises clínicas e epidemiologia).

Programa de Validação de Boas Práticas

Os programas de validação de boas práticas são desenvolvidos pelo IBSP a partir da necessidade do cliente (customizado) em relação a uma determinada linha de cuidado e tem como objetivo realizar a padronização de processos assistenciais a partir de referências em boas práticas. Todos os programas têm chancela IBSP. A partir do desenho do programa, que tem como base um Manual Técnico-Operacional, se estabelece o processo e os critérios de conformidade para a validação.