O Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente será realizado dias 7 e 8 de abril, em São Paulo. Evento é promovido Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente em parceria com o MHF – Movimento Hospitalista do Futuro
Simpósio Internacional
O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente em parceria com o Movimento Hospitalista do Futuro promove, nos dias 7 e 8 de abril, o primeiro Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, em São Paulo (SP).
O objetivo do simpósio é debater os Insights do Modelo de Medicina Hospitalar, amplamente difundido mundo afora e que já é realidade em instituições de ponta como a Mayo Clinic e Johns Hopkins. E pode ser no Brasil também a partir do momento que os profissionais de saúde brasileiros – sobretudo das áreas médicas e de enfermagem – acreditarem no poder da medicina hospitalar.
“Este evento é uma tentativa de mostrar como podemos aproveitar este modelo na nossa realidade. Ao ouvir a experiência de expoentes estrangeiros desse movimento, quem sabe, conseguiremos implementar nos hospitais que trabalhamos”, diz o Dr. Lucas Santos Zambon, diretor científico do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, médico supervisor da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina FMUSP e assessor de Práticas Assistenciais da Superintendência Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.
Para Guilherme Brauner Barcellos, presidente do MHF – Movimento Hospitalistado Futuro, trata-se de discutir um modelo de assistência médica no qual se consegue melhores resultados ao paciente e à instituição. “Há impacto em custos, tempo de permanência e satisfação do paciente, sem perda de qualidade”, enfatiza.
As vozes da qualidade na assistência
O evento, que será realizado em São Paulo, tem convidados internacionais de peso de instituições de renome como Mayo Clinic e IPC Healthcare. Os destaques internacionais são Jeanne Huddleston, Ron Greeno, Neil Winawer, Aleta Borrud e Vandad Yousefi.
Entre os nomes brasileiros que irão dar corpo ao evento estão José Ribamar Branco, diretor do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente e infectologista do São Camilo Santana, dedicado a melhorar a qualidade na assistência à saúde e a segurança do paciente; Renato Vieira, gerente médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo; e Guilherme Barcellos, pioneiro do movimento de medicina hospitalar no Brasil. Ainda destacamos Maria Angélica Peterlini, Eduardo Pompeu e Letícia Mansur, autoridades nas áreas de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia respectivamente, e que trarão a perspectiva multidisciplinar de discussão sobre segurança do paciente e qualidade na assistência. Além disso, este simpósio também traz inovação ao compor uma discussão sobre o “lado oculto das contas hospitalares” que será conduzida pela jornalista premiada Cristiane Segatto, que escreve há 19 anos sobre saúde.
Presença Multidisciplinar
Além de conhecer o modelo de medicina hospitalar e saber como ele pode ser aplicado no Brasil, este simpósio é uma maneira de dar um passo além para o profissional de saúde. “É hora de estudar, refletir, ganhar conhecimento e fazer networking com profissionais de saúde das mais diversas áreas”, acredita a enfermeira Karina Pires Pecora, fundadora e diretora de operações do IBSP. Isso quer dizer que o simpósio vai conversar com interesses de todo profissional de saúde – do enfermeiro ao médico especialista, incluindo áreas correlatas, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas. “A segurança do paciente só é completa se todos os profissionais de saúde atuarem em sintonia e de maneira multidisciplinar”, completa Karina.
Para o infectologista Dr. José Branco, diretor clínico do Hospital São Camilo, presidente Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, este simpósio é uma maneira de todo profissional de saúde aprender como priorizar a segurança do paciente durante o exercício sua rotina de atendimento.
“Não há dúvida de que as instituições que investem em melhoria da qualidade e segurança do paciente têm melhores resultados, tanto do ponto de vista financeiro quanto clínico, com uma melhor sustentabilidade ao longo do tempo”, diz Dr. José Ribamar Branco, membro do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente IQG/IHI e diretor executivo do IBSP. “Além disso, o profissional de saúde que estiver engajado nessa luta também irá se diferenciar no mercado de trabalho e no exercício de sua profissão”, finaliza Branco.
Serviço
1º Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente – Insights do Modelo de Medicina Hospitalar
Data: 7 e 8 de abril
Local: Pullman São Paulo Ibirapuera – Rua Joinville, 515 – Vila Mariana São Paulo (SP)
Inscrições: http://simposio-ibsp.com.br/
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0