Higiene das mãos é distante do ideal
Enfermeiros, médicos e até familiares devem adotar o hábito de higienizar as mãos em cem por cento dos cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo que este seja um tema recorrente em treinamentos para profissionais de saúde em hospitais, a literatura médica mostra que a adesão à prática de higiene das mãos é de cerca de 40% apenas. “Mais ou menos como se a cada dez oportunidades de higienizar as mãos, o profissional realizasse a ação em apenas quatro delas”, exemplifica a médica Gláucia Varkulja, infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro do IBSP – Instituto para Segurança do Paciente.
>> Cursos Online IBSP: para fazer onde e quando quiser! Inscreva-se!
Além de saber como fazer a higiene das mãos, é preciso estar atento a quando fazer o procedimento. A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda os 5 momentos para higiene de mãos:
Momento 1: antes de contato com o paciente;
Momento 2: antes da realização de procedimento;
Momento 3: após risco de exposição a fluidos biológicos;
Momento 4: após contato com o paciente;
Momento 5: após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente.
Em unidades semi e intensivas
O uso do produto alcoólico para higienização das mãos deve ser considerado mesmo que as mãos não tiverem sujeira visível. Unidades críticas como as de terapia intensiva e semi, há mais oportunidades para higienizar as mãos, e não raro, há menor adesão. “O que só reforça a importância do produto alcoólico (rapidez, facilidade de acesso, eficácia) como a melhor opção”, acredita Gláucia.
Saiba mais:
- Higiene das mãos é medida essencial na assistência médica
-
Equipe multiprofissional é o que garante sucesso no tratamento de dor crônica
-
Entenda por que ocorrem erros no diagnóstico da Síndrome do Choque Tóxico
-
Saiba o que os pronto-socorros dos EUA fazem para diminuir a superlotação
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1