NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Dia do Idoso: risco de queda deve ser preocupação

Dia do Idoso: risco de queda deve ser preocupação
0
(0)

Risco de Queda em Idosos

Como referência à data da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003, com a Lei 10.741 , o Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. A ONU – Organização das Nações Unidas também aprovou na Assembleia Geral de 1991, a Resolução 46/91, que norteia a situação do idoso com base em aspectos de “Autorrealização” e da “dignidade”: Entre os princípios, o texto ressalta: “Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais”.

E quando se fala em segurança do idoso, uma das grandes preocupações é o risco de queda, seja em casa, asilos ou nas instituições de saúde, visto que as alterações fisiológicas que ocorrem com o passar dos anos, muitas vezes somadas ao uso de certos medicamentos ou limitações físicas por patologias ou dores, podem ser as causas das quedas em idosos. “Estima-se hoje que cerca de 30% dos tombos na terceira idade sejam em casa e as consequências vão desde simples fraturas até a morte”, alerta a Dra. Elaine Biffi, de São Paulo, especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O que causa

“Episódios de hipotensão arterial (queda da pressão arterial ao se levantar) e alterações no equilíbrio podem aparecer com a idade e, por isso, é tão importante que a casa de um idoso seja adaptada”, diz a médica acrescentando que “os objetos mais simples podem ser os grandes vilões e as medidas preventivas são simples de serem tomadas”, diz Elaine.

Já que os grandes perigos moram em casa, como prevenção, Dra. Elaine Biffi dá algumas dicas para manter o ambiente seguro e que devem ser compartilhadas com os pacientes. Confira:

Dica para dar ao paciente idoso

  • Peça a ele ou ao familiar responsável que retire os tapetes soltos nos pisos de salas, banheiros, corredores. Assim os riscos de deslizar e escorregar serão diminuídos;
  • Indique a colocação de um corrimão nas escadas;
  • Diga a ele para manter alguma luz acesa durante a madrugada;
  • Indique os calçados com sola de borracha que ajudam a manter a estabilidade ao andar;
  • Para os que já apresentam dificuldade na caminhada, diga que podem recorrer a bengalas ou andadores, mesmo dentro de casa;
  • Recomende que os móveis que precisam ser desviados ao transitar pelos corredores e cômodos da casa devem ser retirados.

 

Leia mais:

 

Conheça o site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: http://sbgg.org.br/

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

Novo Protocolo de Londres 2024

Tradução Oficial para o Brasil

A Ferramenta Essencial para a Segurança do Paciente, agora em Português!