ESPECIAL IBSP – CUIDADOS PALIATIVOS
Todo paciente que sofre de doença crônica, degenerativa, entre outros diagnósticos que ameaçam a vida, podem e devem ser submetidos aos cuidados paliativos. Mas muitos profissionais não têm a oportunidade de buscar conhecimento nessa área, o que dificulta a delicada relação com o paciente e sua família.
Todos os princípios e abordagens dessa área da medicina não poderiam ser resumidos em um único texto, mas, com a ajuda do Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, diretor científico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, separamos dicas que podem ajudar na manutenção dessas relações, estabelecidas diariamente, de forma mais saudável.
Conheça a pessoa que vai ser cuidada
Tenha interesse legítimo pela pessoa que está sendo assistida, isso fará toda a diferença no resultado do tratamento. “Perguntar o que a pessoa gosta, saber de seus interesses e experiências, poderá fornecer dicas de como tratá-la melhor”, explica o médico.
Ouça sempre
A correria da rotina hospitalar muitas vezes faz com que o costume de ouvir simplesmente se perca em meio aos compromissos, mas ele é extremamente importante. “É preciso ouvir o que as pessoas têm a dizer. E, mais do que isso, entender quais são os sofrimentos que elas estão trazendo”, indica Tavares.
Esteja disponível
Quando um paciente ou familiar precisa de ajuda, é importante que ele possa ser atendido. Obviamente, não é necessário fornecer contatos pessoais, mas ao menos algum telefone para que o assistido possa acessá-lo, como telefone do hospital para recados.
Desmistifique o uso de opióides
Os analgésicos, muitas vezes, são considerados vilões e associados facilmente com o vício que podem causar, o que ocorre em apenas 1,5% dos casos, segundo estudos. Quando se tem mais conhecimento sobre esse tipo de medicamento, é possível receitá-lo da forma correta e ser efetivo no controle da dor. Consequentemente, há um ganho na qualidade de vida do paciente.
Leia mais:
Saiba mais sobre o World Hospice and Palliative Care Day que é celebrado em 10 de Outubro no site: http://www.thewhpca.org/about
Conheça a Academia Nacional de Cuidados Paliativos: www.paliativo.org.br
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1