NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública

Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública
0
(0)

Zika se torna emergência internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem, 1º de fevereiro, situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika. A declaração é decorrência de terem sido identificados em diversos países casos de Ziva Vírus e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra, convocado pela entidade na última sexta-feira (29) para tratar do assunto.

Excesso de antibióticos em hospitais coopera para bactérias multirresistentes

Conheça as quatro categorias de riscos que provocam quedas de idosos

Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.

Margaret Chan cobrou ainda uma resposta internacional coordenada por parte dos países-membros para combater casos de infecção pelo vírus Zika no mundo. Durante coletiva de imprensa, ela avaliou que a ausência de uma vacina contra o Zika e de testes de diagnóstico confiáveis somados à falta de imunidade na população dos países afetados pelo vírus constituem fatores de preocupação.

Como segurança para gestantes, a diretora-geral da OMS também recomendou que grávidas evitem viagens para locais onde há circulação do vírus Zika.

Fatos sobre o Zika vírus

  • Zika é um vírus emergencte transmitido por mosquitos que foi identificado pela primeira vez em Uganda em 1947, em macacos rhesus através de uma rede de monitoramento da febre amarela silvestre. Posteriormente, foi identificado em humanos em 1952 em Uganda e na Tanzânia;
  • A doença do Zika vírus é provocada por transmissão por mosquitos Aedes;
  • As pessoas com doença por Zika vírus geralmente têm febre, erupção cutânea (exantema) e conjuntivite. Estes sintomas normalmente duram 2-7 dias;
  • Não há nenhum tratamento específico ou vacina atualmente disponíveis;
  • A melhor forma de prevenção é a proteção contra picadas de mosquito;
  • O vírus é conhecida a circular na África, nas Américas, na Ásia e no Pacífico.

O link para o anúncio da OMS pode ser lido aqui: ZIKA – OMS

Saiba mais:

 

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!