Notícia | IBSP

Acreditação hospitalar influencia a Cultura de Segurança do Paciente

Estudos analisam impactos para organizações de saúde

A acreditação é um processo normalmente voluntário, de autorregulação, adotado por diferentes instituições de saúde que buscam medir a qualidade de seus serviços e processos. Porém, que aspectos das organizações de saúde podem ser positivamente influenciados pela acreditação?

Uma revisão sistemática (1) sobre o assunto foi realizada por pesquisadores da Holanda e da Arábia Saudita. Após filtro de seleção, foram incluídos 76 estudos na análise, sendo todos publicados nas duas últimas décadas. A maioria dos estudos observados indica associação positiva da acreditação hospitalar na cultura de segurança, nas medidas de desempenho dos processos, na eficiência e no tempo de hospitalização do paciente. Dessa forma, considera que há evidências razoáveis que manter a conformidade com padrões de acreditação traz benefícios plausíveis na melhoria do desempenho no ambiente hospitalar.

Paralelamente, outro estudo (2), dessa vez conduzido nos Emirados Árabes Unidos, entrevistou uma gama de profissionais atuantes em 27 hospitais, concluindo que a acreditação é gatilho de melhoria em diversas áreas (qualidade do atendimento, processos organizacionais, redução de eventos adversos, satisfação da equipe, entre outras).

Considerando que a pandemia de covid-19 abalou as estruturas de saúde de todo o mundo ao sobrecarregar os sistemas com milhões de pacientes infectados com um vírus até então desconhecido, os processos de acreditação aparentemente ganharam ainda mais relevância.

De acordo com a Quality Global Alliance (QGA), acreditadora que integra a Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa, parceira do IBSP na formação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), durante a pandemia, alguns processos de assistência foram prejudicados. Por isso, o período agora é de reestabelecimento, e demanda que algumas práticas sejam resgatadas e que os novos aprendizados façam parte da rotina das instituições.

“Tivemos uma piora nos indicadores de segurança do paciente naqueles hospitais que ficaram superlotados devido à covid-19. As equipes de trabalho estavam muito sobrecarregadas atendendo os pacientes infectados. Um paciente com covid-19, por exemplo, pode precisar de assistência de cerca de seis profissionais para ser estabilizado no leito”, explica a Chief Operating Officer (COO) da QGA, Taissa Sotto Mayor.

Segundo Taissa, o período é de reavaliação. A COO acredita que as instituições que já haviam passado por um processo de acreditação e tinham culturas de segurança mais maduras, terão mais facilidade para se recuperar do que aquelas que ainda não contavam com essa maturidade.

Por fim, um fator importante ser mencionado, é que o estudo dos Emirados Árabes Unidos enfatiza que os efeitos positivos da acreditação podem ter curta duração se não houver investimento no fortalecimento da governança e no desenvolvimento de medidas que assegurem o alinhamento contínuo com a regulação.

Karina Pires, diretora operacional do IBSP, concorda com a necessidade de manutenção dos padrões de qualidade. “A acreditação contribui com as melhorias, mas os processos são vivos e devem continuar sendo observados continuamente. Uma das necessidades está na educação continuada. Os profissionais de saúde devem se manter atualizados quanto às melhores práticas, novos protocolos e checklists para não haver uma queda na qualidade. Paralelamente, a gestão hospitalar também deve se manter atenta às mudanças do setor a fim de implementar melhorias contínuas que garantirão a qualidade alcançada durante a acreditação”, finaliza.

Referências:
(1) The impact of hospital accreditation on the quality of healthcare: a systematic literature review
(2) A Mixed-Methods Study to Explore the Impact of Hospital Accreditation

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