Notícia | IBSP

Com cursos livres, treinamentos corporativos e mentorias, IBSP formou mais de 1780 alunos em 2021

Instituto também esteve presente em 8 estados prestando consultoria a hospitais e participou de 31 palestras e webinars

O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) acaba de fechar o balanço educacional de 2021: ao longo do ano, mais de 1780 alunos passaram pelos cursos livres, treinamentos corporativos e mentorias promovidas pela organização que visa estimular a cultura de segurança do paciente. Além disso, foram prestadas consultorias em hospitais distribuídos em oito estados e no Distrito Federal e a organização participou de 31 palestras e webinars.

Nos últimos 12 meses, o IBSP disponibilizou 12 novos cursos em sua vitrine de EAD, espaço onde profissionais e estudantes da área de saúde podem encontrar aulas bastante diversificadas e constantemente atualizadas para otimizar sua formação profissional. Entre os cursos que mais despertaram interesse do público estavam aqueles que traziam ensinamentos sobre prevenção de lesão por pressão e lesão no posicionamento cirúrgico, gerenciamento de risco assistencial, saúde baseada em valor e análise de evento adverso com Protocolo de Londres. No total, mais de 1.100 pessoas adquiriram e efetivaram esses cursos.

“Sempre buscamos trazer, para nossa vitrine de cursos online, assuntos atuais e que integram o dia a dia dos profissionais de saúde. Essas aulas são autoinstrucionais e a grade programática é elaborada cuidadosamente para que o aluno permaneça engajado e consiga encaixar o estudo da melhor forma em sua rotina”, comenta Flávia Sinhor, gerente de Educação do IBSP.

Além dos cursos online, o Instituto também desenvolve treinamentos exclusivos dentro de seu escopo de trabalho B2B. Ao longo de 2021, cerca de 560 alunos foram formados em mais de 50 horas de treinamento realizadas em parcerias com o Grupo Fleury, focado em serviços médicos e medicina diagnóstica; o Hospital da Criança de Brasília, que oferece atenção especializada de média e alta complexidade; e a Fresenius-Kabi, empresa de assistência médica global especializada em medicamentos.

Neste ano o Instituto também lançou novos formatos de mentoria one to one, em grupo e corporativa para quase uma centena de pessoas; participou de 31 palestras presenciais e webinars e concretizou consultorias em hospitais localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Parcerias

O IBSP está constantemente em contato com diversos players do setor de saúde para incentivar e divulgar a relevância da temática da segurança do paciente em todos os ambientes assistenciais.

Durante o ano de 2021, consolidou parcerias para treinamentos, curadoria de conteúdo, realização do Programa de Validação de Boas Práticas, mentorias corporativas, e consultoria em qualidade e segurança junto a Aspen Pharma, Sanofi, 3M, Alexion, BD, Fresenius-Kabi, Grupo Fleury, JANPC, Molnlycke, ORPEA, Unimed Londrina e São José do Rio Preto, INDSH e ZDI. Além disso, tornou-se membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde, organização que luta pela promoção de um ambiente de negócios mais ético na saúde do Brasil.

“Agradecemos a todos os nossos parceiros de 2021 que confiaram no nosso conhecimento a respeito da segurança do paciente e da qualidade da assistência e compreendem a importância de debatermos esse tema junto aos profissionais de saúde e à comunidade”, comenta Karina Pires, fundadora e diretora de novos negócios do Instituto.

Conteúdo científico e instrucional

O IBSP também mantém, na Internet, um portal de notícias científicas voltadas à comunidade de saúde. Atualizado duas vezes por semana com matérias baseadas em evidências, esse portal disponibilizou ao longo do ano cerca de 110 textos sobre assuntos diversificados. São, no total, aproximadamente 7,5 horas de leitura gratuita.

“Um dos pontos relevantes deste conteúdo que disponibilizamos está no idioma. Hoje em dia, a maioria dos estudos clínicos e pesquisas são disponibilizados em inglês e sabemos que nem todos os profissionais de saúde são fluentes nessa língua. Nosso objetivo, com esses textos, está em resumir e traduzir as principais evidências relevantes para a segurança do paciente”, diz Karina.

Para 2022, o IBSP já conta com um novo calendário de cursos a serem lançados bem como novos parceiros no escopo de atuação B2B.

Leia também

Siga-nos

Sobre

Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente é uma empresa que produz conteúdo e educação para profissionais e organizações.

Receba Novidades

Entre em contato conosco

Avenida Marques de São Vicente, 446, sala 1601 – Barra Funda – São Paulo – SP.

Mentorias, Consultoria, Programas de Validação de Boas Práticas e Programa MAIS IBSP:
 +55 (11) 94114-6617

EaD, Educação Corporativa e Treinamentos:
 +55 (11) 93745-7257

Administrativo e Financeiro:
 +55 (11) 3392-5169

 relacionamento@segurancadopaciente.com.br

Siga-nos

Sobre

Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente é uma empresa que produz conteúdo e educação para profissionais e organizações.

Receba Novidades