Notícia | IBSP

IBSP lança Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente

Com 11 aulas totalmente online, programa está fundamentado no Patient Safety Curriculum Guide, da OMS

O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) acaba de lançar o Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente, projeto desenhado pelo time de educação do instituto e fundamentado nas diretrizes do Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition (Guia Curricular de Segurança do Paciente: Edição Multiprofissional), documento publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a educação multidisciplinar sobre a temática da segurança do paciente.

O Programa conta com 11 aulas totalmente online seguindo os temas propostos pela OMS e tem corpo docente com profissionais com formação em medicina, enfermagem, farmácia e psicologia, congruente com o espírito multiprofissional necessário ao tema. Os professores foram selecionados com base em sua titulação acadêmica (doutores e mestres), ou ainda na sua experiência profissional na área. O intuito é contribuir para que o país tenha uma força de trabalho capacitada a exercer um cuidado seguro aos usuários do sistema de saúde.

Todos os profissionais de saúde interessados em ampliar seus conhecimentos acerca da segurança do paciente podem se inscrever, não havendo qualquer pré-requisito. As aulas serão disponibilizadas gradualmente a partir de março, e para receber o certificado chancelado pelo IBSP, os alunos precisam garantir 70% de aproveitamento nas avaliações.

Como as aulas são assíncronas, o programa está facilitado para que cada aluno possa organizar a sua agenda, já que a rotina dos profissionais de saúde no Brasil não segue um padrão comum a todos. A única obrigatoriedade é o cumprimento das aulas em até um ano após a aquisição do programa.

“Queremos oferecer um programa educacional inovador, que extrapola as rotas tradicionais, para qualificar profissionais de saúde em segurança do paciente. Assim reafirmamos o nosso compromisso com o movimento nacional pela assistência segura e de qualidade”, comenta Lucas Zambon, diretor científico do IBSP e coordenador do Programa de Qualificação Multiprofissional.

Com a novidade, o IBSP gera uma ampla proposta de valor para diversas profissões da saúde: otimiza a curva de aprendizado com um curso modular formatado por professores renomados; aprimora os processos de atenção e assistência; e amplia a qualificação e o currículo dos alunos graças ao reconhecimento do Instituto no mercado.

Confira, abaixo, os 11 tópicos que compõem o Programa de Qualificação Multiprofissional:

  1. O que é Segurança do Paciente?
  2. Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
  3. Atuar em equipe de forma eficaz
  4. Compreender e gerenciar riscos clínicos
  5. Envolver pacientes e cuidadores
  6. Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
  7. Aprender com os erros para evitar danos
  8. A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
  9. Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
  10. Cirurgia segura
  11. Erros de medicação

 

O lançamento foi oficializado em uma live realizada dia 10 de março nas redes sociais do IBSP (clique AQUI para assistir) e as aulas podem ser acessadas e adquiridas AQUI!

 

Leia também

Siga-nos

Sobre

Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente é uma empresa que produz conteúdo e educação para profissionais e organizações.

Receba Novidades

Entre em contato conosco

Siga-nos

Sobre

Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente é uma empresa que produz conteúdo e educação para profissionais e organizações.

Receba Novidades