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Pontualidade na consulta é direito do paciente; veja dicas

Pontualidade na consulta é direito do paciente; veja dicas
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Pontualidade é critério de qualidade na assistência

Marcar uma consulta e ser atendido dentro do horário é quase impossível no Brasil. E esta é uma realidade que cada vez mais ocorre nos consultórios médicos, principalmente os ligados a convênios médicos. A aposentada Maria Clara Pereira, 62 anos, levou um chá de cadeira recentemente ao ir à consulta de rotina em seu geriatra em um sábado pela manhã neste mês de novembro de 2015. “A consulta estava marcada para 11h, cheguei 5 minutos antes e só fui atendida depois das 12h. A justificativa da secretária do médico foi: ele marca três consultas às 11h e atende por ordem de chegada. Achei um desrespeito”, diz a idosa.

Para garantir os direitos do paciente em consultas, o IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente reuniu uma série de recomendações para que todos os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com os direitos de quem está passando em consulta.

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Este é um dos maiores problemas nas relações médico-pacientes. “Um software de gestão pode auxiliar de diferentes maneiras, a começar pela gestão da informação. As possibilidades são inúmeras e todas podem ajudar desde a alta gestão até a operação”, diz o Dr. Lucas Zambon, diretor científico do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, médico supervisor da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina FMUSP e assessor de Práticas Assistenciais da Superintendência Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Veja dicas para não atrasar suas consultas.

  1. Não marque mais de uma consulta no mesmo horário;
  2. Confirme a presença do paciente um dia antes da consulta;
  3. Caso a especialidade requeira, com frequência, encaixes urgentes (como pediatria), tenha espaço na agenda para atender esses pacientes sem comprometer drasticamente sua agenda pré-organizada;
  4. Preveja horários entre as consultas para responder e-mails, atender ligações até e resolver questões pessoais;
  5. Conte com as ferramentas disponíveis para gerir sua agenda e não perder nenhum compromisso. Aposte em softwares para gestão de consultórios e clínicas, pois ajudam a simplificar tarefas e gerenciar os pacientes com efetividade;
  6. Se houver atraso, desculpe-se com seu paciente, como forma de respeito e agradecimento à espera dele.

 

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