Programa de Qualificação
Multiprofissional

Programa de Qualificação
Multiprofissional

Essa é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos e contribuir de forma efetiva com a melhoria dos processos de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente na Organização de Saúde onde você atua.

Investimento:

Parcele em até
8x de R$ 162,50
ou 5% desconto a vista

Tivemos o cuidado de desenvolver um programa que aproveitasse as bases curriculares propostas pela OMS, mas que fosse construído com valores que acreditamos como a multiprofissionalidade e a referência das práticas baseadas em evidências. Além disso, era de suma importância trazer um conteúdo contemporâneo, que conversasse com as diferentes instituições de nosso país, e que fosse capaz de transformar o conhecimento de todos os profissionais de saúde sobre o tema Segurança do Paciente

Dr. Lucas Santos Zambon, Diretor Científico do IBSP.

Por que fazer o
Programa de Qualificação?

O Programa é baseado no Guia Curricular da OMS. O guia conta com 11 tópicos, que juntos compõe um conjunto de conhecimentos sugerido pela OMS para formar uma literacia em segurança do paciente para qualquer profissional da área.

Dentre os eventos adversos mapeados em estudos, há 3 grupos que se destacam, por serem os mais frequentes em termos de ocorrência, mas também aqueles mais associados a mortes e complicações advindas de eventos adversos. E por isso esses 3 tópicos receberam um tratamento especial, incorporando mais conteúdo do que o previsto no guia da OMS. São eles:

O Programa conta com a participação de docentes de diferentes áreas como medicina, enfermagem, farmácia e psicologia. Os professores foram selecionados seja com base em suas carreiras acadêmicas, seja com base em sua notoriedade e experiência prática nos temas, e são oriundos de diferentes partes do país, trazendo um diálogo de pluralidade regional e profissional, fundamentais para a construção do conhecimento proposto.

Um programa educacional inovador que extrapola as rotas tradicionais

Oportunidade de aperfeiçoamento multiprofissional em Segurança do Paciente

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Estrutura

O Programa de Qualificação Profissional é composto pelos 11 tópicos do Guia da OMS que foram transformados em 11 aulas teóricas com exemplos práticos à realidade brasileira. Além disso, o Programa contempla outras 3 aulas com conteúdo adicional ao GCSP

Qual é a dinâmica do Programa?

Eu já conheço profundamente alguns dos temas propostos no Guia Curricular de Segurança do Paciente. Preciso fazer essa aula que pertence ao Programa do IBSP?

A resposta é Sim
No caso de você ter o desejo de receber o certificado do Programa. Para isso acontecer é preciso realizar as 11 aulas do programa no período de 1 ano.

Mas é possível fazer as aulas de forma avulsa e receber certificados por aula?

Sim, é possível adquirir apenas algumas aulas do programa que estarão disponíveis na vitrine para compras avulsas.
Nesse caso você receberá os certificados ao terminar e cumprir os critérios de cada aula.

O programa contempla 11 aulas obrigatórias que possuem uma avaliação ao final de cada conteúdo. O aluno precisa atingir 70% das 11 aulas obrigatórias para receber o certificado do Programa de Qualificação.

Ao todo o aluno terá 12 meses, a contar da data de matrícula, para realizar todas as 11 aulas. Durante este prazo o aluno receberá mensagens com recordatórios de prazos.

Recomendação

Graduação completa em qualquer área, com atuação profissional
em organizações e serviços de saúde.

O que você vai aprender

  • Compreender a relação entre avaliação da qualidade em saúde e a segurança do paciente;
  • Conhecer o tamanho do problema de segurança do paciente do ponto de vista epidemiológico, econômico e humano;
  • Conhecer a perspectiva histórica dos movimentos de melhoria da segurança do paciente no Brasil e no mundo;
  • Conhecer a taxonomia e os principais conceitos, termos e definições  relacionados a segurança do paciente;
  • Entender o gerenciamento de risco na perspectiva sistêmica da assistência em saúde, a diferença entre falhas de sistema, violações e erros, o conceito de como as falhas no sistema contribuem com os eventos adversos;
  • Entender  a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.

  • Entender o significado do termo “Fatores Humanos”;
  • Compreender a relação entre Fatores Humanos e Segurança do Paciente;
  • Entender a aplicação deste conhecimento na prática dos profissionais de saúde.

  • Compreender a importância do trabalho em equipe nos cuidados em saúde;
  • Conhecer estratégias para trabalhar em equipe de forma eficaz;
  • Reconhecer que você pode ser integrante de várias equipes de assistência;
  • Aprender técnicas que promovam um trabalho em equipe focado na assistência segura ao paciente.

  • Entender o que é um risco clínico;
  • Diferenciar a abordagem de risco reativa e proativa;
  • Compreender os fundamentos, técnicas e ferramentas para identificação, análise e monitoramento dos riscos clínicos na prática  através de uma abordagem multidisciplinar;
  • Desenvolver estratégias importantes para a construção de um sistema de notificação de incidentes;
  • Conhecer as principais técnicas e protocolos para investigação de incidentes clínicos.

  • Conceitos relacionados ao cuidado centrado no paciente;
  • Estratégias de ativação e engajamento do paciente no cuidado;
  • Quais são os principais desafios para o cuidado centrado no paciente?
  • Decisão compartilhada/colaborativa de cuidado como forma participativa e respeitosa de todas as partes;
  • Principais aspectos do consentimento esclarecido;
  • O que é “Disclosure” e quais são princípios da revelação do erro ocorrido.

  • O que é o Sistema de Conhecimento Profundo;
  • A diferença entre Mudança e Melhoria;
  • O Modelo de Melhoria;
  • Como medir Melhorias.

  • Compreender os termos erro, deslize, lapso, equívoco, violação, near miss e viés de retrospecto;
  • Compreender a possibilidade de aprendizados a partir da ocorrência de erros;
  • Identificar fatores situacionais e pessoais associados a maior probabilidade de erro e formas de evitar a recorrência;
  • Conhecer os conceitos gerais de Cultura de Segurança e Cultura Justa e como aplicá-los na análise de um incidente com dano.
  • Compreender os princípios de causa raiz - principais aspectos do Protocolo de Londres.

  • Entender o que significa um Sistema;
  • Compreender um Sistema Complexo;
  • Desenvolver um Pensamento Sistêmico voltado à Segurança do Paciente;
  • Conhecer as características das Organizações de Alta Confiabilidade.

  1. Aula: Prevenção e controle de infecções
    • Os fatores de risco para o desenvolvimento de IRAS;
    • As principais medidas de prevenção das IRAS;
    • As lacunas e dificuldades de implantação das medidas protetoras;
    • Os desafios a reconhecer as limitações no seu cenário de trabalho e capazes de buscar soluções para a implantação de melhores práticas.
  1. Aula Infecções relacionadas à Assistência à Saúde: Stewardship de Antimicrobianos
    • Os riscos envolvidos no uso indiscriminado de antibióticos sobre:
      • A  incidência de eventos adversos evitáveis;
      • Os desfechos clínicos dos pacientes;
      • A pressão de seleção de bactérias resistentes;
      • Custos;
      • Os elementos essenciais de um programa de uso racional de antibióticos em serviços de saúde;
      • As estratégias mais estudadas para execução de um programa de uso racional de antimicrobianos;
      • A utilização das métricas definidas pela Organização Mundial da Saúde para o monitoramento do uso de antibióticos em serviços de saúde.

  1. Cirurgia Segura: Segurança do paciente e procedimentos invasivos
    • Relevância do tema no contexto da qualidade e segurança do paciente;
    • Principais riscos e eventos relacionados a procedimentos cirúrgicos e invasivos;
    • Causas para a ocorrência dos eventos adversos;
    • Protocolos e diretrizes utilizadas para mitigação dos riscos;
    • Evidências científicas para embasamento técnico;
    • Apresentação de casos reais e experiência prática.
  1. Cirurgia Segura: Segurança do paciente em anestesia
    • Resgate histórico da observação e aprendizados relacionados à Segurança do Paciente
    • Análise de estudos e co-relação com a prática de cuidados, no sentido de compreender e mitigar riscos aos pacientes em procedimentos
    • Principais aspectos da anestesia segura

  1. Aula 1. Erros de medicação: Melhorar a segurança no uso de medicação parte 1
    • A magnitude dos erros de medicação;
    • Causas e consequências dos erros de medicação;
    • Conceitos centrais quanto a erros de medicação;
    • Estratégias de prevenção de erros de medicação;
    • Erros de prescrição.
  2. Aula 2. Erros de medicação: Melhorar a segurança no uso de medicação parte 2
    • Erros de dispensação;
    • Erros de administração;
    • Diagnóstico da segurança do sistema de utilização de medicamentos;
    • Avaliação de erros de medicação;
    • Indicadores para o monitoramento da segurança da cadeia medicamentosa.

Quer saber mais?
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com a síntese do curso

Para quem é o Programa

Enfermeiros
• Colocar em prática ações que melhorem a segurança do paciente;

• Aumentar a eficiência dos processos da área;

• Melhorar a assistência multidisciplinar com foco na segurança do paciente.

Farmacêutico
• Definir a sua jornada de estudo conforme suas necessidades e desafios institucionais, proporcionando flexibilização conforme o seu momento profissional e aceleração de resultados na prática;

• Aprimorar os processos de assistência farmacêutica e consequentemente nos seus indicadores;

• Contribuir para a qualidade da o cuidado promovendo o uso seguro e racional dos medicamentos.

Médicos
• Melhorar a assistência multidisciplinar
com foco na segurança do paciente;

• Melhorar os resultados da jornada
do paciente crítico;

• Ampliar a interface multidisciplinar
e prover mais segurança por meio do
gerenciamento de riscos;

• Melhorar a qualidade e eficiência da
assistência durante o período operatório;

• Melhorar os indicadores de resultados
do paciente cirúrgico;

• Melhorar a experiência do paciente.

Fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissões

• Contribuir para qualidade da assistência e cultura de segurança do paciente;

• Melhorar a qualidade e eficiência da assistência;

• Melhorar a qualidade dos sistemas de saúde.

Por que fazer o Programa com o IBSP?

É um programa pioneiro no Brasil que reúne todo o conteúdo de Segurança do Paciente de forma didática, onde o aluno pode seguir a trilha recomendada pelo programa ou fazer a SUA própria trilha.

Programa educacional inovador que extrapola as rotas tradicionais

Mais de 1700 alunos estudaram conosco

A jornada de aprendizado pode ser feita do seu jeito e no seu tempo

Conteúdo 100% online e assíncrono

Certificado reconhecido pelas organizações

Ebook de cada aula

Acesso ao conteúdo das aulas durante 12 meses

Casos reais

Professores que vão impulsionar o seu desenvolvimento e a sua carreira

Carmen Gabriel

Professora doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Aula: O que é segurança do paciente?

Cassiana Gil Prates

Doutora em Enfermagem e mestre em Ciências Médicas

Aula: Segurança do paciente e procedimentos invasivos

Fabiane Regis

Mestre em Neurociências

Aula: Atuar em equipe de forma eficaz

Guilherme Moura

Diretor Médico de Qualidade e Segurança no SMA – Serviços Médicos de Anestesia

Mentor pela Rocket Mentoring School

Aula: Segurança do Paciente em Anestesia

Ícaro Boszczowski

Doutor em Ciências e gerente do departamento de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Aulas:
– Prevenção e controle de infecções
– Stewardship de Antimicrobianos

Karina Pires

Especialista em Qualidade e Seg do Doente, pela Universidade Nova de Lisboa

Aula: Aprender com os erros para evitar danos

Lucas Garcia

Doutor em Ciência do Cuidado em Saúde

Aula: Compreender e gerenciar o risco clínico

Marcelo Alvarenga

Mestre em Endocrinologia Clínica e presidente da Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

Aula: Envolver pacientes e cuidadores

Lucas Zambon

Médico e Doutor em Segurança do Paciente

MBA de Gestão em Saúde pela USP

Especialista em Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement

Fundador e diretor do IBSP

Aulas:
– A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
– Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
– Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados

Mário Borges

Doutor em Infectologia e Medicina Tropical e mestre em Epidemiologia

Aula: Melhorar a segurança no uso de medicação – Partes 1 e 2

Para você

  • Acesso por 12 meses
  • Pagamento no cartão ou boleto
  • 11 aulas baseadas no Guia curricular de
    Segurança do Paciente da OMS
  • 3 Aulas além do Guia curricular
  • Acesso 24h por dia
  • +80 horas de estudos
    (videoaulas, leituras e avaliação)
  • Exercícios em todos os módulos
    para você praticar
  • Ebook de cada aula
  • Certificado

Para sua empresa

  • Acesso por 12 meses
  • Pagamento no cartão, boleto ou transferência
  • 11 aulas baseadas no Guia curricular de
    Segurança do Paciente da OMS
  • 3 Aulas além do Guia curricular
  • Acesso 24h por dia
  • +80 horas de estudos
    (videoaulas, leituras e avaliação)
  • Exercícios em todos os módulos
    para você praticar
  • Ebook de cada aula
  • Certificado

CONDIÇÕES ESPECIAIS CONFORME
A QUANTIDADE DE ALUNOS

FAQ

O Programa completo possui 11 aulas com os temas abordados no Guia da OMS.

  1. O que é segurança do paciente?
  2. Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
  3. Atuar em equipe de forma eficaz
  4. Compreender e gerenciar o risco clínico
  5. Envolver pacientes e cuidadores ou Parceria e envolvimento nos cuidados
  6. Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
  7. Aprender com os erros para evitar danos
  8. A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
  9. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde:
    • a. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
    • b. Stewardship de Antimicrobiano
  10. Cirurgia Segura
    • a. Segurança do paciente e procedimentos invasivos
    • b. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
  11. Erros de medicação com as aulas:
    • a. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 1
    • b. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 2

Não. O Programa oferece 03 aulas com conteúdo que vai além do conteúdo base do Guia da OMS. Esta ampliação de conteúdo se dá ao fato de que entre os todos os eventos adversos mapeados em estudos, há 3 grupos que se destacam, por serem os mais frequentes em termos de ocorrência e por estarem associados a mortes e complicações advindas de eventos adversos:

  1. infecções Relacionadas à Assistência
  2. Eventos adversos em cirurgias/procedimento invasivos;
  3. Eventos adversos causados por erros de medicação;

Dada a importância destes eventos, eles motivaram os 3 Desafios Globais de Segurança do Paciente lançados pela OMS desde a formação da Aliança para a Segurança do Paciente: higiene das mãos, cirurgia segura e erros de medicação.

Por esse motivo, no Programa de Qualificação Multiprofissional do IBSP estes tópicos receberam um tratamento especial, incorporando mais conteúdo do que o previsto no guia da OMS. Sendo assim, eles serão abordados com um conteúdo adicional.

Recomendamos que o profissional seja graduado, entretanto não há formação específica exigida. O conteúdo das aulas é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar em Segurança do Paciente, nos diferentes níveis: assistencial, tático e estratégico.

Não. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas em plataforma EaD. O aluno pode assistir quantas vezes quiser, dentro do período de acesso informado.

A recomendação é seguir a sequência das aulas, conforme disponibilizadas na plataforma. No entanto nada impede a criação da sua própria trilha de estudos. Quando houver a necessidade de manter a sequência devido o conteúdo ser complementar, a plataforma te sinalizará o melhor caminho.

Sim. Ao final de cada aula (que contempla videoaulas e material complementar) haverá uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha. Os alunos precisam alcançar 70% ou mais de aproveitamento para ser aprovado e ter acesso ao certificado.

Sim. Caso você não tenha disponibilidade para realizar o programa completo neste momento, você pode adquirir as aulas com os temas mais interessantes para você. Neste caso, você receberá o certificado da respectiva aula ao concluir os requisitos e alcançar aproveitamento mínimo de 70% na avaliação.

Sim. Após a conclusão de cada aula e cumprimento de todos os requisitos, você receberá um certificado da aula e ao finalizar as 11 aulas que fazem parte do Programa e Qualificação Multiprofissional, você receberá um certificado referente ao Programa completo.

Sim. Após a finalização de uma aula avulsa, cumprindo todos os requisitos para conclusão, você receberá um certificado referente a aula concluída.

A partir da compra do Programa completo, ou seja, programa com as 11 aulas, você terá 12 meses de acesso a plataforma e deverá concluir as aulas dentro desse período.

Em caso de compra de aulas avulsas, o aluno terá 30 ou 60 dias de acesso para concluir cada aula. Esse prazo dependerá da aula adquirida.

O valor do programa é de R$ 1.300,00 com parcelamento em até 8x ou 5% desc. em pagamento à vista.

O valor das aulas avulsas pode variar de R$ 150,00 a R$ 230,00 a depender da temática, com parcelamento em até 3x ou 5% desconto em pagamento à vista.

O Programa pode ser adquirido por instituições que queiram oferecer capacitação para um colaborador específico ou para grupos de colaboradores. Para mais informações, favor entrar em contato através do e-mail comercial@segurancadopaciente.com.br.

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Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente é uma empresa que produz conteúdo e educação para profissionais e organizações.

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