NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Diretrizes para prevenção de infecção de sítio cirúrgico: pós-operatório

Diretrizes para prevenção de infecção de sítio cirúrgico: pós-operatório
0
(0)

Recomendações para o Pós-operatório –  Diretrizes Globais da OMS para prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico (ISS).

Esta é a primeira diretriz mundial sobre infecção de sítio cirúrgico. Cada recomendação foi descrita como forte (os especialistas do painel têm confiança que os benefícios da intervenção superam os riscos) ou condicional (os especialista consideram que os benefícios da intervenção provavelmente superam os riscos). Além disso, as evidências que embasam cada recomendação foram classificadas em termos de qualidade conforme a metodologia GRADE em alta, moderada, baixa ou muito baixa.

Recomendações no Pós-operatório

Prolongamento da profilaxia antibiótica cirúrgica

  • Recomendação 25: o painel de especialistas recomenda contra o prolongamento da administração de profilaxia antibiótica cirúrgica após a conclusão da cirurgia com o propósito de prevenir Infecção de Sítio Cirúrgico. (Recomendação forte / Evidência de qualidade moderada).

Curativos avançados

  • Recomendação 26: o painel de especialistas sugere não usar qualquer tipo de curativo avançado ao invés de um curativo padrão sobre feridas cirúrgicas com fechamento primário com a finalidade de prevenir ISS. (Recomendação condicional / Evidências de baixa qualidade); Obs: são considerados curativos avançados os hidrocolóides, os hidroativos, os que contém prata ou polihexametileno-biguanida.

Profilaxia antimicrobiana na presença de um dreno e tempo para remoção do dreno da ferida operatória

  • Recomendação 27: o painel sugere que a profilaxia antibiótica perioperatória não deve ser continuada na presença de um dreno na ferida com a finalidade de prevenir ISS.(Recomendação condicional/ Evidências de baixa qualidade);
  • Recomendação 28: o painel sugere a remoção do dreno da ferida quando clinicamente indicado. Nenhuma evidência foi encontrada para recomendar um momento ótimo de remoção do dreno da ferida com a finalidade de prevenir ISS. (Recomendação condicional/ Evidências de muito baixa qualidade).

Saiba mais:

 

1

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos