NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

GPS vascular torna acesso venoso mais seguro e eficaz em coletas e infusões

GPS vascular torna acesso venoso mais seguro e eficaz em coletas e infusões
0
(0)

O VeinViewer traz inúmeros benefícios para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pacientes, desde um simples procedimento de coleta de sangue até infusão de quimioterápicos e contraste em pacientes oncológicos


O acesso venoso periférico pode parecer uma tarefa simples e corriqueira no dia a dia da enfermagem. Mas também pode se tornar um problema sério caso o processo não flua da maneira esperada, pois pode causar dor e estresse ao paciente.

IBSP: Segurança do Paciente - GPS vascular torna acesso venoso mais seguro e eficaz em coletas e infusõesPensando em tornar este procedimento mais eficaz, a Christie Medical, uma companhia global com sede nos Estados Unidos que desenvolve e comercializa tecnologias visuais médicas de última geração, criou o VeinViewer, o primeiro dispositivo médico a utilizar luz quase infravermelha (NIR) segura e outras tecnologias que promovem uma visualização vascular precisa, projetada sobre a pele do paciente. E o melhor: essa projeção funciona perfeitamente independente do tipo físico, idade ou cor da pele.

O VeinViewer é um aparelho completo que acompanha todo o procedimento de acesso vascular, desde a visualização dos vasos, localização de válvulas venosas, bifurcações, fluxo, até a punção, além do acompanhamento pós-infusão, identificando infiltrações imediatamente caso essas ocorram. Tudo isso com as mãos livres e visualizando vasos até 10 mm de profundidade.

Ganhos hospitalares
O hospital que utiliza o VeinViewer obtém uma melhora nos seus procedimentos vasculares, relacionamento com seu paciente e ainda uma redução de custos. É clinicamente comprovado que o uso do VeinViewer reduz o número de tentativas de punção e o tempo do procedimento em 50%. Isto significa, realmente, menos dor para o paciente e seus familiares, bem como menos custos. Nos maiores mercados do mundo e no Brasil o VeinViewer está se tornando dispositivo padrão no atendimento médico.

IBSP segurança do paciente - veinviewerO IBSP conversou com Francisco Mendes, diretor geral da Hemocat, a representante oficial no Brasil do VeinViewer, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de saúde com mais de 50 registros de produtos na ANVISA.

IBSP – Quais os benefícios de usar o VeinViewer para os pacientes?
Francisco Mendes – Fui, recentemente, ao laboratório fazer coleta de sangue para exames e, por falha do técnico, tive que ser puncionado duas vezes, nos dois braços. Com nosso VeinViewer isto não teria ocorrido.

Com isso, um dos benefícios seria a segurança do paciente, já que foi provado que o VeinViewer aumenta o sucesso da primeira tentativa de punção IV em 100%, ou seja, menos dor e stress. Também diminui o risco de hematomas e extravasamentos de drogas que, muitas vezes, podem ser terríveis, inclusive com necrose de tecidos.

IBSP – O que os médicos e enfermeiros ganham com o uso desta tecnologia no dia a dia da assistência à saúde?
Francisco Mendes – Os procedimentos ficam mais exatos e eficientes, sem perda de tempo e com muito mais qualidade. Ao mesmo tempo, há menos custos, pois não existe desperdício de insumos e tempo de enfermagem.

0665_800_0112_novaIBSP – Qual o custo-benefício?
Francisco Mendes – O retorno do investimento com o VeinViewer se dá normalmente em seis meses e, depois, passa a ser um centro de resultados.

IBSP – Ou seja, a instituição que adere ao VeinViewer está preocupada com a segurança de seu paciente?
Francisco Mendes –
Sem dúvida. É importante ressaltar o efeito sobre a imagem da instituição de saúde protegendo seus pacientes.

IBSP – Onde o VeinViewer tem sido utilizado?
Francisco Mendes – Ele é usado com sucesso em aplicações na vida real hospitais, pediatria, emergência, oncologia, pré-operatório, radiologia, flebologia estética (para tratamentos de varizes), centros ambulatoriais e homecare, além da dermatologia (para evitar hematomas em aplicações de toxina botulínica e ácido hialurônico).

 

Veja mais:

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos