NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

ICESP cria websérie sobre as 6 metas internacionais de segurança do paciente

ICESP cria websérie sobre as 6 metas internacionais de segurança do paciente
5
(1)

Instituto do Câncer de São Paulo produziu uma série vídeos educativos sobre as metas internacionais de segurança do Paciente

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), localizado na região central da capital paulistana, integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), uma autarquia especial vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. Esse complexo é reconhecido como o maior e mais importante centro de atendimento médico e hospitalar da América Latina.

6 metas internacionais de segurança do paciente

Como boas práticas das metas internacionais promovem segurança do paciente em hospital paranaense

Para cada uma das 6 metas de segurança, hospital do Rio adota práticas específicas

Um de seus princípios é promover uma assistência de qualidade e segura aos seus pacientes. Por isso, criou um projeto em vídeo em que convidou professores titulares da Faculdade de Medicina da USP, coordenadores médicos, membros do Conselho Diretor do ICESP para abordar as seis metas internacionais de segurança do paciente.

Em entrevista exclusiva ao Portal IBSP, Ana Luiza Demarchi Geloneze, gerente Qualidade e Segurança do Paciente – Diretoria Executiva do ICESP, conta um pouco sobre a iniciativa.
IBSP – Qual o objetivo de criar uma série de vídeos sobre as metas internacionais de segurança do paciente?
Ana Luiza Demarchi Geloneze – O objetivo principal sempre foi divulgar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente e, para isso, utilizamos diversas estratégias. Foram inúmeros treinamentos in loco, envolvendo absolutamente todos os profissionais que atuam dentro do ICESP, desde equipes que trabalham diretamente na assistência ao paciente até as equipes de apoio, os prestadores de serviços, os médicos e os residentes. Fizemos uma série de materiais gráficos e digitais, disponibilizamos cartões com todas as metas para colocar junto ao crachá de cada profissional, divulgamos matérias sobre cada meta nos boletins informativos, além de termos um grupo de teatro formado por profissionais do próprio ICESP que desenvolveu uma peça chamada “Clara de Neve e as Metas Internacionais de Segurança do Paciente”. Este grupo foi ótimo, trazendo as informações de forma lúdica e bem humorada durante meses, com várias sessões em diversos horários, para atingir o maior número de pessoas possível. Temos ainda um canal virtual chamado AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para favorecer a participação mesmo à distância. Ainda assim, diante de todas estas estratégias, identificamos a oportunidade de lançar mão desta outra ferramenta, que entendemos ser inovadora, para atingir com maior ênfase as equipes médicas – os vídeos.

IBSP – Quem são os convidados para abordar cada uma das seis metas nos vídeos?
Ana Luiza – Convidamos os professores titulares da Faculdade de Medicina da USP, coordenadores médicos, membros do Conselho Diretor do ICESP, para protagonizar um vídeo sobre as 6 Metas Internacionais, uma vez que estes profissionais são extremamente respeitados e formadores de opinião. Ao serem convidados, todos aceitaram prontamente, se envolveram, ajudaram a desenvolver os textos dos vídeos, mostrando um engajamento e uma preocupação genuína com o tema.

A abertura do vídeo foi feita pelo Prof. Dr. Paulo Marcelo Hoff (Diretor Geral do ICESP e Prof. Titular do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do ICESP). A Meta 1 foi o Prof. Dr. Edmund Chada Baracat (Prof. Titular do Departamento de Ginecologia da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do ICESP); a Meta 2 foi com o Prof. Dr. William Nahas (Prof. Titular do Departamento de Urologia da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do ICESP); já a Meta 3 foi protagonizada pela Prof.ª Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar (Coordenadora da UTI do ICESP e do INCOR); a Meta 4 foi com o Prof. Dr. Ivan Cecconello (Prof. Titular do Departamento de Cirurgia do Aparelho Digestivo da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do ICESP); a Meta 5 com o Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel (Prof. Titular do Departamento de Medicina Nuclear da FMUSP e Membro do Conselho Diretor do ICESP); e a Meta 6 foi com a Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz (Coordenadora da Oncologia Clínica do ICESP). Ainda para o encerramento do vídeo, contamos com o Prof. Dr. Roger Chammas (Prof. Titular do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do ICESP).

IBSP – Qual a importância das 6 metas?
Ana Luiza – As 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), amplamente divulgadas e adotadas por diversas metodologias de acreditação hospitalar, foram estabelecidas a partir da análise e identificação da causa raiz da maioria dos Eventos Sentinela ou erros durante a assistência de uma maneira geral, que ocorrem nos serviços de saúde em todo o mundo. É de suma importância a adoção dos conceitos e estratégias estabelecidas para implantar as 6 Metas, uma vez que, comprovadamente, tais estratégias se mostraram fundamentais e efetivas na prevenção de eventos adversos, tornando essencial sua implantação para fortalecer a segurança dos pacientes.

 

ICESP

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos