NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Localização do dispenser de álcool no meio do lobby do hospital aumenta uso por visitantes em 528%

Localização do dispenser de álcool no meio do lobby do hospital aumenta uso por visitantes em 528%
0
(0)

Pesquisa norte-americana prova que localização do álcool em gel aumenta significativamente o uso pelos visitantes, impactando na melhora da segurança dos pacientes internados

A colocação de dispensers à base de álcool para higiene das mãos no meio de um piso do lobby do hospital em frente à entrada de visitantes aumentou o uso em 528% de acordo com um estudo publicado no American Journal of Infection Control, feito pela Associação de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia (APIC).

OMS apresenta nova diretriz para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis

Judicialização da saúde: é preciso saber escolher

“Pacientes em fim de vida precisam de um olhar mais humano”, diz médico

Pesquisadores da Clemson University e da Greenville Health System, em Greenville, Carolina do Sul, conduziram o estudo observacional de três semanas no Greenville Memorial Hospital, no qual observaram o uso de álcool em gel por mais de 6.600 visitantes. Eles chegaram à conclusão de que o uso do álcool em gel foi 5,28 vezes maior quando o dispenser foi colocado no meio da entrada em vez de estar localizado próximo da mesa de informações de frente ao lobby.

Além disso, o estudo constatou que crianças e adultos jovens que visitam o hospital foram quase 50% mais propensos a usar álcool em gel para as mãos do que os adultos mais velhos. E, quando comparados grupos com visitantes, a taxa de propensão ao uso foi de 40%.

“Os visitantes representam um vetor adicional pelo qual doenças associadas aos cuidados de saúde podem ser transmitidas aos pacientes e, portanto, a higiene das mãos dessas pessoas é uma oportunidade para melhorar ainda mais a segurança dos pacientes”, comentaram os autores do estudo. “O estudo sugere futuras oportunidades de pesquisa, incluindo investigação sobre o efeito da dinâmica de grupo e pressão social sobre a utilização de álcool em gel para identificar estratégias para melhorar a higiene das mãos dos visitantes”.

Metodologia: locais diferentes

A localização original do dispensador tinha zero utilização pelos visitantes e, por isso, não pode ser considerado um possível local de estudo. Durante o período da pesquisa, o dispenser de álcool em gel foi colocado em um local diferente a cada semana: (1) meio da entrada do hospital, dentro da porta giratória; (2) em frente ao balcão de informações; e (3) entre a porta giratória principal e a porta lateral para o lobby. Os visitantes foram observados durante o horário de visita máximo (10h às 11h30 e 16h às 17h30) em três dias diferentes cada semana.

Veja mais

[youtube id=”zI6YB61WkOI”]

 

álcool

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos