NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Medicação Segura é tema escolhido pela OMS para próximo Desafio Global de Segurança do Paciente

Medicação Segura é tema escolhido pela OMS para próximo Desafio Global de Segurança do Paciente
0
(0)

Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) estão entre as principais causas de evento adverso no mundo. Pesquisas recentes mostram a ocorrência de falha em 30 a 40% das administrações de medicamentos no Brasil

Práticas de medicação inseguras e erros de medicação são uma das principais causas de lesões e danos associados aos cuidados de saúde em todo o mundo. Estes podem ocorrer em diferentes fases do processo de uso de medicação. Já foram desenvolvidas múltiplas intervenções para a redução dos erros de medicação. Para que estes sejam eficazes, é necessária uma ampla mobilização de partes interessadas que apoiem ações sustentadas. Em resposta a isso, a OMS escolheu o tema “Medicação Segura” como o tema para o próximo Desafio Global de Segurança do Paciente.

“Entre as principais falhas associadas ao uso de medicamentos estão: horário, dosagem, via de administração, medicamento não autorizado e paciente errado”, comenta Paulo Oliveira, farmacêutico, mestre em ciências da saúde, especialista em auditoria da qualidade e certificações e consultor do IBSP.

O Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS sobre Medicação Segura irá propor soluções para enfrentar muitos obstáculos que o mundo enfrenta hoje para garantir a segurança diante das práticas de medicação. A meta da OMS para este desafio é conquistar engajamento e compromisso dos Estados Membros da OMS e órgãos profissionais em todo o mundo para reduzir os danos associados à medicação.

“O grande desafio é abrir os olhos para as fragilidades do sistema. E uma das principais ferramentas para isso está no que chamamos de mapeamento de processos”, comenta Paulo.

Essa etapa do Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS é coordenada pela unidade de Segurança e Qualidade da Paciente da OMS, do departamento de Prestação de Serviços e Segurança, em colaboração com o departamento de Medicamentos e Produtos de Saúde da OMS. O Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS na Segurança da Medicação está em estágios avançados de desenvolvimento e está planejado para ser lançado em 29 de Março na cidade de Bonn na Alemanha, com o nome de “Medication without Harm”, que em tradução livre para o português ficaria como “Medicação sem Dano”.

Veja mais:

 

1

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos