NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Papo rápido: como engenharia de sistemas auxilia a segurança do paciente

Papo rápido: como engenharia de sistemas auxilia a segurança do paciente
0
(0)

Jeanne Huddleston, médica fundadora do programa de Medicina Hospitalar da Mayo Clinic, nos EUA, acredita que a tecnologia pode agiar a favor do combate aos eventos adversos

 

SAO PAULO, SP, Brasil, 7-4-2016, , 18:13:53 - IBSP - 1 Simpósio Internacional do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Marcelo Pereira/M11 Photos, )

IBSP – Em que a engenharia de sistemas contribui para a qualidade e segurança do paciente?

Jeanne Huddleston – A engenharia de sistemas cria múltiplos processos que se unem para uma única função. Na assistência à saúde, temos vários processos e coisas que reunimos para um paciente. Se não fazemos isso bem, cada peça não funciona de maneira perfeita. E, então, o paciente pode sofrer danos com isso.

Então, a engenharia nos permite pegar essas peças e juntá-las para que todo o sistema funcione melhor e com foco no paciente. Ou seja, é traduzir engenharia aeronáutica, espacial e de produção — que tem muito menos eventos adversos ou falhas do que o cuidado à saúde -, pegar seus ensinamentos e levá-los ao atendimento de saúde para melhorar a segurança do paciente.

Saiba mais

Veja mais

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos