NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Queda da temperatura em São Paulo fez tipos sanguíneos entrarem em situação de emergência

Queda da temperatura em São Paulo fez tipos sanguíneos entrarem em situação de emergência
0
(0)

A Pró-Sangue registrou queda de 50% do estoque, que abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo

Alguns tipos sanguíneos estão em emergência. Com a queda da temperatura, a coleta de sangue registrou baixa significativa. Por conta disso, as reservas da Fundação se encontram em situação bem crítica. O estoque da Fundação está 50% abaixo do patamar desejado.

Os sangues O+, A+, A- e B- estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já os tipos O- e B+ estão em emergência, isto é, garantem o suprimento por um dia.

Vale lembrar que a Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo. Para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, a Fundação convoca as pessoas a doar urgentemente, para que a o abastecimento dos hospitais não seja comprometido, assim como a segurança do paciente, principalmente os de emergência. “Sangue não tem substituto”, diz Dra. Selma Soriano, médica hematologista da Fundação Pró-Sangue, que atua no HU – Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) em entrevista exclusiva ao Portal IBSP.

Para horário de funcionamento dos postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

Saiba mais

 

1631658107

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos