NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Rastreamento de visão deve ser feito em crianças com idade entre três e cinco anos

Rastreamento de visão deve ser feito em crianças com idade entre três e cinco anos
0
(0)

Em setembro de 2017, a U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) definiu, com base em estudos clínicos, como deve ser a triagem de visão para crianças entre seis meses e cinco anos

A U.S. Preventive Services Task Force (Task Force) publicou uma declaração de recomendação final e um resumo de evidências sobre a triagem de visão em crianças de seis meses a cinco anos de idade. Com base em sua revisão de evidências, a Task Force recomenda a triagem da visão pelo menos uma vez em todas as crianças de três a cinco anos para detectar a presença de ambliopia e seus fatores de risco. Esta é uma recomendação B.

A Task Force descobriu que não há evidências suficientes para determinar se a triagem da visão para crianças menores de três anos é benéfica. Esta é uma declaração I (evidência insuficiente) e não uma recomendação contra a triagem.

“Guidelines atuais mostram que rastreamento de câncer de tireoide não reduz mortalidade”, diz oncologista do A.C. Camargo

Choosing Wisely: decisão compartilhada entre médico e paciente é evolução da saúde

Cuidado apropriado é centro da filosofia Slow Medicine

A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, ocorre na primeira infância, sendo caracterizada quando as vias nervosas entre o cérebro e um olho não são adequadamente estimuladas, fazendo com que o cérebro favoreça o outro olho.

Os sintomas incluem um olho errante, olhos que parecem não funcionar em conjunto ou percepção de profundidade inadequada. Ambos os olhos podem ser afetados. O tratamento inclui tampões, colírios, óculos ou lentes de contato e, às vezes, cirurgia.

Essa é uma das causas mais comuns de deficiência visual em crianças. Uma a seis por cento dos pequenos em idade pré-escolar têm ambliopia ou seus fatores de risco, como olhos cruzados e foco desigual entre os olhos. Se não for tratada durante a infância, a ambliopia pode levar à perda permanente de visão ou comprometimento no olho afetado.

“A triagem de problemas de visão em crianças de três a cinco anos pode detectar problemas com antecedência e permitir que sejam corrigidos. Muitas vezes isso pode impedir a perda permanente de visão”, diz o membro da equipe de trabalho Alex R. Kemper, médico e chefe do ambulatório de pediatria do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos Estados Unidos.

Precisão na triagem da visão
As ferramentas de triagem de visão são precisas na detecção de problemas de vista, incluindo ambliopia, olhos cruzados e erros de refração (anormalidades na forma do olho). As crianças que recebem um resultado positivo em um teste de triagem devem ser encaminhadas para um exame e tratamento ocular completo. O tratamento torna-se menos eficaz à medida que as crianças envelhecem.

IBSP: Segurança do Paciente - Rastreamento de visão deve ser feito em crianças com idade entre três e cinco anos

“Embora o diagnóstico precoce seja importante, descobrimos que não há evidências suficientes para determinar se o rastreamento de crianças menores de três anos é benéfico”, diz o presidente da Task Force David C. Grossman, que é pediatra da Kaiser Permanente Washington e diretor médico sênior do Washington Permanente Medical Group. “A Task Force pede mais pesquisas para entender melhor o equilíbrio de benefícios e danos de rastreio nesta faixa etária”, complementa.

A recomendação da Task Force foi publicada on-line no Journal of the American Medical Association, bem como no site da Task Force.

Leia mais

Overdiagnosis: rastrear câncer de tireoide faz mais mal do que bem?

Saiba mais

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos