NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Saiba como hospital atinge 74% de adesão à prevenção de trombose em pacientes internados

Saiba como hospital atinge 74% de adesão à prevenção de trombose em pacientes internados
0
(0)

Índices do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram conquistados graças à implantação do protocolo de profilaxia de tromboembolismo venoso

No primeiro semestre de 2016, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conseguiu atingir a média de 74% de adesão ao protocolo de prevenção do tromboembolismo venoso, índice que supera os dados do estudo Endorse Brasil de 2009, maior estudo multinacional realizado para avaliar o risco de pacientes clínicos e cirúrgicos hospitalizados de desenvolverem o Tromboembolismo Venoso. Esse resultado é fruto de um trabalho iniciado pelo Hospital em 2012 com a implantação do protocolo de profilaxia guiado por diretrizes internacionais e brasileiras. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2013, a trombose foi responsável por mais de 7,5 mil mortes em todo País.

Evitar abreviaturas e medidas não métricas previne erro em prescrição de remédios para crianças

Judicialização da saúde: é preciso saber escolher

“Pacientes em fim de vida precisam de um olhar mais humano”, diz médico

“Nossos resultados evidenciam a importância da incorporação do protocolo na assistência segura ao paciente, que só foi possível graças ao envolvimento do corpo clínico e equipe multiprofissional para um objetivo em comum: garantir a segurança do paciente” explica o gerente de qualidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Fernando Colombari.

O protocolo inclui avaliação de risco do paciente baseado em características específicas, entre elas o motivo da internação e doenças pré-existentes. Feito isso é indicado o tipo de tratamento preventivo ao qual o paciente deve ser submetido. Durante essa análise ele é informado do protocolo, que o auxilia na adesão do cuidado durante sua internação e se estende após a alta do hospital, quando o paciente e acompanhante recebem novas orientações para a manutenção dos cuidados em casa. “Sabe-se que fenômenos tromboembólicos, dentro da literatura médica, são uma condição importante de morte evitável dentro do hospital, correspondendo a 10% dos óbitos comenta o Dr. Colombari.

E com o objetivo de reforçar esse trabalho, no último dia 13 de Outubro, Dia Mundial da Trombose, o hospital realizou uma campanha para o seu corpo clínico. Durante o evento foram fornecidas informações sobre a doença, além de reforçar a importância na execução do protocolo de profilaxia de trombose para assegurar um atendimento com qualidade e segurança para o paciente. Segundo o Dr. Colombari, a trombose acontece principalmente no período perioperatório, que vai desde o momento que é indicada a cirurgia até a retomada das atividades normais, o que justifica a importância da indicação da profilaxia.

Veja mais

[youtube id=”iMT4E2Ke7yk”]

 

trombose

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos