NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Sustentabilidade do sistema de saúde depende da adesão à segurança do paciente

Sustentabilidade do sistema de saúde depende da adesão à segurança do paciente
0
(0)

O cuidado centrado no paciente é um negócio, que gera recursos e sustentabilidade para as instituições hospitalares

IBSP: Segurança do Paciente - Sustentabilidade do sistema de saúde depende da adesão à segurança do paciente
Dr. Dario Fortes Ferreira, presidente do IBSP (foto: Marcelo Pereira)

Segurança do Paciente é uma ciência nova, que nasceu há menos de 20 anos. Nos últimos dez anos, foram publicados mais de 70 mil artigos científicos sobre o tema. “Apesar de nova, é uma ciência que cresce rapidamente. É fundamental que comecemos a tratar segurança do paciente de modo científico, mostrando resultados, técnicas que funcionem. É assim que passamos da teoria à prática”, diz Dr. Dario Fortes Ferreira, fundador e presidente do IBSP.

Para o médico, a sustentabilidade do sistema de saúde depende da adesão à segurança do paciente, mas não apenas para os níveis táticos e operacionais. “Segurança do paciente precisa estar na pauta diária dos diretores hospitalares, assim como faturamento do mês, números de pacientes internados”, diz. Dr. Dario.

Quando isso acontecer, ele acredita que sobrará dinheiro para gastar com outras necessidades, como melhora da qualidade de vida da população. Segundo o médico, a todo momento, são realizados procedimentos necessários, profissionais não higienizam as mãos antes de entrar em contato com o paciente, falta interação entre as áreas para o bem do paciente. “Precisamos de cuidado unificado multiprofissional, um cuidado seguro, um cuidado voltado para o paciente”, finaliza o Dr. Dario Fortes Ferreira.

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos