Cuidado centrado no paciente: o caminho para a assistência segura (Jakub Jirsak/Bigstock)Para melhorar a qualidade da assistência e seus resultados, é preciso que todo o sistema de saúde e seus serviços estejam comprometidos e coloquem o paciente no centro das decisões. Essa é uma das bases da segurança do paciente, segundo Dario Ferreira, presidente honorário do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente e diretor médico do América Serviços Médicos.
>> Segurança do paciente reduz custos na assistência médica
“A segurança do paciente não é só acreditação, mas oferecer melhor experiência e melhores resultados clínicos a menores custos”, afirma Ferreira. Essa é a base do Triple Aim, uma estratégia para o aprimoramento do sistema de saúde, divulgada em 2008 pelo americano Institute for Healthcare Improvement.
>> “Triple Aim” do IHI deve ser substituído pelo “Quadruple Aim”
Colocar o paciente no centro das decisões significa deixar que ele, de fato, participe do seu cuidado: seja informado e consultado o tempo todo sobre as alternativas de tratamento para o seu caso. “Precisamos mudar o sistema de pagamento da saúde baseado em vender commodities – exame, cirurgia, diárias de internação – para vender cuidado e segurança do paciente”, diz Ferreira.
No vídeo, o presidente honorário do IBSP explica as transformações em curso na saúde e o que ainda precisa mudar.
>> Prevenção de sangramento gastrointestinal: boa prática ou risco desnecessário?
>> Como desenvolver um modelo simples de notificação de incidentes
>> Na enfermagem, excesso de trabalho entre profissionais aumenta em 40% o risco de morte de pacientes
qualidade da assistência
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0