Consultoria Especializada em Qualidade e Segurança do Paciente

A melhoria contínua dentro das instituições de saúde

O IBSP promove a melhoria contínua de os seus processos de qualidade e segurança do paciente, seja em preparação para acreditação ou para aprimoramento interno.

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Instituições de Saúde

Consultoria Especializada em Qualidade e Segurança do Paciente

Entenda a consultoria

O processo de melhoria contínua dentro das instituições de saúde e/ou a necessidade de preparar-se para um processo de acreditação fazem com que muitas instituições busquem o apoio do IBSP para a implantação e/ou o aprimoramento dos processos de qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Aspectos contemplados no serviço:

  • Definição de estratégias e de usos de ferramentas para o mapeamento de processos.
  • Direcionamento para a melhoria de processos assistenciais a partir da análise situacional e de indicadores.
  • Implantação das melhores práticas recomendadas para segurança do paciente (metas internacionais).
  • Estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente, de acordo a RDC nº 36/2013, com a RN nº 510/2016 e com a RN nº 512/2022.

Dinâmica de Trabalho

  • Sessões remotas de trabalho.
  • Visita para diagnóstico situacional, sob demanda.
  • Plano de ações estabelecido a partir do diagnóstico inicial. 
  • Plano de trabalho definido de acordo com os recursos disponíveis. 
  • Capacitação dos profissionais, sob demanda.

Instituições que se beneficiam com esse serviço

  • Instituições que priorizam a melhoria de seus processos assistenciais.
  • Instituições que estão passando ou desejam passar por um processo de Acreditação Nacional.
  • Instituições que necessitam de apoio para a estruturação e/ou a implantação de novos serviços.

Perfil dos serviços de saúde para esse serviço

  • Instituição de Longa Permanência (ILP).
  • Centros Diagnósticos. 
  • Hospitais públicos e privados. 
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
  • Ambulatórios.
  • Serviços especializados (por exemplo: anestesiologia).