Consultoria para Implementação de Indicadores Assistenciais – MAIS IBSP

Medindo e Aperfeiçoando Indicadores de Segurança

A sua instituição MAIS alerta, eficiente e integrada. O MAIS IBSP atua nos principais desafios da gestão dos indicadores assistenciais dentro das instituições.

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Instituições de Saúde

Consultoria para Implementação de Indicadores Assistenciais – MAIS IBSP

Entenda a consultoria

A necessidade de melhorar a qualidade do cuidado e cumprir com os resultados estratégicos faz com que as instituições de saúde busquem soluções que visam a diminuir a distância entre a qualidade da assistência ideal e a qualidade da assistência prestada.

 

Com o objetivo de apoiar essas instituições, o IBSP oferece a Consultoria MAIS (sigla para Medindo e Aperfeiçoando Indicadores de Segurança), que tem como objetivo atuar nos principais desafios da gestão dos indicadores assistenciais dentro das instituições.

Aspectos contemplados no serviço

  • Mapeamento e análise dos processos assistenciais prioritários.
  • Análise dos indicadores de resultado.
  • Definição das melhores estratégias para promover a melhoria contínua e sustentável.
  • Direcionamento das ações que devem ser desenvolvidas para o aprimoramento da gestão dos processos de cuidado.
  • Acompanhamento dos indicadores e direcionamento das oportunidades de melhoria em conjunto com os gestores da instituição.

Benefícios para a sua instituição

  • Maior interação da equipe multidisciplinar.
  • Melhoria do senso de priorização.
  • Sistematização da coleta e da análise de dados.
  • Foco na eficiência e efetividade dos processos.
  • Confiabilidade dos indicadores.
  • Melhorar a experiência do paciente.
  • Aprimoramento da gestão dos processos de cuidado. 
  • Maior probabilidade de alcançar os resultados desejados.

Dinâmica de trabalho

  • Sessões remotas de trabalho. 
  • Plano de ações definido a partir das prioridades estratégicas da instituição.
  • Plano de trabalho definido de acordo com os recursos disponíveis.
  • Escopo operacional baseado em manual técnico. 
  • Visita de validação, conforme nível.

“Nosso objetivo é instrumentalizar a instituição para que ela tenha uma melhor performance de seus indicadores.”

A Consultoria para a Implementação de Indicadores Assistenciais foi estruturada em 3 níveis.

Nível 1
Nível 2
Nível 3

Durante o serviço, os consultores aplicam modelos de melhoria que contribuem com o alcance dos resultados estratégicos da instituição.

A instituição recebe o suporte e o acompanhamento do time IBSP por meio de videoconferências e visitas presenciais por um período mínimo de 26 meses. 



Ferramentas utilizadas pela equipe

  • Brainstorming.
  • 5 porquês.
  • Diagrama de causa e efeito.
  • Fluxograma. 
  • Diagrama de Pareto.

Requisitos mínimos para que a sua organização possa contratar o serviço

  • Praticar o pilar da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente como prioridade estratégica dentro da organização. 
  • Dispor de um grupo de trabalho engajado e com tempo dedicado às demandas do Programa MAIS. 
  • Contar com processos assistenciais estratégicos já estabelecidos.
  • Monitorar minimamente indicadores relacionados ao cuidado do paciente crítico e/ou com Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).