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Consultoria para Implementação de Indicadores Assistenciais – MAIS IBSP
Entenda a consultoria
A necessidade de melhorar a qualidade do cuidado e cumprir com os resultados estratégicos faz com que as instituições de saúde busquem soluções que visam a diminuir a distância entre a qualidade da assistência ideal e a qualidade da assistência prestada.
Com o objetivo de apoiar essas instituições, o IBSP oferece a Consultoria MAIS (sigla para Medindo e Aperfeiçoando Indicadores de Segurança), que tem como objetivo atuar nos principais desafios da gestão dos indicadores assistenciais dentro das instituições.
Aspectos contemplados no serviço
- Mapeamento e análise dos processos assistenciais prioritários.
- Análise dos indicadores de resultado.
- Definição das melhores estratégias para promover a melhoria contínua e sustentável.
- Direcionamento das ações que devem ser desenvolvidas para o aprimoramento da gestão dos processos de cuidado.
- Acompanhamento dos indicadores e direcionamento das oportunidades de melhoria em conjunto com os gestores da instituição.
Benefícios para a sua instituição
- Maior interação da equipe multidisciplinar.
- Melhoria do senso de priorização.
- Sistematização da coleta e da análise de dados.
- Foco na eficiência e efetividade dos processos.
- Confiabilidade dos indicadores.
- Melhorar a experiência do paciente.
- Aprimoramento da gestão dos processos de cuidado.
- Maior probabilidade de alcançar os resultados desejados.
Dinâmica de trabalho
- Sessões remotas de trabalho.
- Plano de ações definido a partir das prioridades estratégicas da instituição.
- Plano de trabalho definido de acordo com os recursos disponíveis.
- Escopo operacional baseado em manual técnico.
- Visita de validação, conforme nível.
“Nosso objetivo é instrumentalizar a instituição para que ela tenha uma melhor performance de seus indicadores.”
A Consultoria para a Implementação de Indicadores Assistenciais foi estruturada em 3 níveis.
Nível 1
Nível 2
Nível 3
Durante o serviço, os consultores aplicam modelos de melhoria que contribuem com o alcance dos resultados estratégicos da instituição.
A instituição recebe o suporte e o acompanhamento do time IBSP por meio de videoconferências e visitas presenciais por um período mínimo de 26 meses.
Ferramentas utilizadas pela equipe
- Brainstorming.
- 5 porquês.
- Diagrama de causa e efeito.
- Fluxograma.
- Diagrama de Pareto.
Requisitos mínimos para que a sua organização possa contratar o serviço
- Praticar o pilar da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente como prioridade estratégica dentro da organização.
- Dispor de um grupo de trabalho engajado e com tempo dedicado às demandas do Programa MAIS.
- Contar com processos assistenciais estratégicos já estabelecidos.
- Monitorar minimamente indicadores relacionados ao cuidado do paciente crítico e/ou com Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).