NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Assistente social é mediador de conflitos na saúde

Assistente social é mediador de conflitos na saúde
0
(0)

Responsável por acolher pacientes e familiares, o assistente social tem um papel imprescindível no bom andamento da rotina hospitalar

 

Assistente Social e Segurança do Paciente

O trabalho desse profissional muitas vezes facilita o tratamento e a boa orientação, podendo até prevenir complicações futuras. Confira a entrevista exclusiva do IBSP com a coordenadora do setor psicossocial do Hospital Samaritano, Marcia Megumi Endo Kato, sobre a importância da assistência social para a segurança do paciente.

Simpósio irá discutir medicina hospitalar em abril, em São Paulo

Síndrome de Down: atuação odontológica no contexto multidisciplinar

Videogames ajudam na reabilitação de pacientes com Mal de Parkinson

 

IBSP – Como o assistente social está ligado à segurança do paciente?

Marcia Megumi Endo Kato – Esta ligação inicia-se no acolhimento, no vínculo com o paciente e seus familiares. Ao serem acolhidos, sentem-se seguros também, fortalecendo a confiança na equipe. Assim, trabalhamos a tríade biopsicossocial, auxiliando a equipe a diminuir riscos.

Um exemplo seria a sensibilização da família sobre a importância de o paciente idoso ter um acompanhante, evitando risco de queda, delirium, entre outros. Outro exemplo é a organização da alta do paciente, quando existe alguma alteração na rotina dele e da família. Neste caso, prestamos auxílio e orientações referentes à nova realidade, indicando, inclusive, recursos públicos e da comunidade.

IBSP – Qual a importância desse profissional na rotina de um hospital?

Marcia O assistente social circula por todas as unidades, por todos os setores, consegue ter a visão holística, podendo, assim, auxiliar em várias etapas dos processos e dos protocolos institucionais. É fundamental seu auxílio nos desfechos dos casos acompanhados.

IBSP – O assistente social ajuda os profissionais da área de saúde? Como isso é feito?

Marcia O assistente social consegue junto à equipe multiprofissional ser um facilitador e um mediador de vários conflitos que podem surgir durante a internação, sejam de ordens familiares, profissionais ou de planos de saúde.

IBSP – Quais são os maiores desafios que o assiste social enfrenta nos hospitais? Por quê?

Marcia Atualmente, o corre-corre do dia a dia, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o envelhecimento da população são fatores que dificultam a disponibilidade dos familiares acompanharem a internação de seus entes, tornando-se um desafio receber o paciente que se tornou dependente de cuidados no domicílio.

Outro desafio não só do assistente social, mas da equipe, é a transição da multidisciplinaridade para interdisciplinaridade. É um exercício diário de demonstração de maturidade da equipe multidisciplinar, referente a respeito, aceitação, compreensão. Quando atingirmos este ponto será inexorável o caminho para transdisciplinaridade.

IBSP – Os profissionais de saúde, em sua maioria, têm consciência da importância do assistente social? Como é essa relação?

Marcia Sim. Grande parte dos profissionais respeita o trabalho do assistente social e cada vez mais solicita sua presença, devido à sua visão sistêmica, sendo essencial nas mediações de conflitos e orientações referentes a dinâmica familiar, a redefinição de papéis no núcleo familiar, a recursos da comunidade, etc.

IBSP – Quais as vantagens para o paciente ter disponível em uma instituição de saúde um assistente social?

Marcia Poder contar com o acolhimento do assistente social, ter um canal de escuta, e um profissional que tentará auxiliar nas questões que estão afligindo o paciente e seus familiares no momento do adoecimento, faz toda a diferença.

Saiba mais

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!