NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

As 4 regras para formar uma equipe de sucesso

As 4 regras para formar uma equipe de sucesso
0
(0)
Profissionais de saúde unidos: equipes de sucesso têm confiança no ambiente em que trabalham (Bigstock)
Profissionais de saúde unidos: uma equipe de sucesso confia no ambiente em que trabalha (Bigstock)

>>  Último lote com desconto: II Seminário Internacional de Enfermagem para Segurança do Paciente

Trabalhar em saúde é, essencialmente, trabalhar em equipe. E poucos desafios são tão complexos quanto o de montar um time afinado. Nem sempre recrutar uma série de talentos é  suficiente para fazer os resultados aparecerem. O segredo, afirma Mahen Hoolash, conselheiro de excelência operacional da GE Healthcare, é criar o ambiente certo.

>> Como elaborar – e aprovar – projetos de gestão da qualidade em saúde

“É preciso que todos – colaboradores, pacientes e familiares – sintam que é possível falar sobre as melhorias que precisam ser feitas”, afirma Hoolash, um especialista, em suas próprias palavras, em despertar “a singularidade e o potencial de equipes”.

>> “Esqueça a eliminação do risco e trabalhe com a gestão”

O comprometimento depende, portanto, de um ambiente em que todos se sintam ouvidos e em que existam mecanismos para detectar não só os sucessos, mas também as falhas – entendidas como oportunidades de aprimoramento.

>> Seu hospital está preparado para medir o resultado dos tratamentos?

Hoolash aposta em quatro regras para formar equipes brilhantes:

1) Diversidade – é um elemento poderoso para o trabalho em equipe. “É preciso ter coragem para contratar pessoas que pensem diferente de você”;

2) Confiança – as pessoas têm de estar preparadas – e se sentirem em um ambiente seguro – para falar sobre suas dificuldades e fraquezas. Só assim outros da equipe que podem ter facilidade naquelas mesmas áreas poderão ajudar;

3) Espaço – apenas recrutar talentos não basta. Inseri-los em um contexto, sem fazer qualquer modificação no modo de trabalho da equipe, diluirá o efeito. É preciso criar um ambiente que preserve o talento de cada um e sirva para fomentá-lo;

4) Integração – significa treinar pessoas para entender os processos antigos. A partir disso, essas pessoas poderão treinar você para mudar a maneira como trabalha. É uma via de mão-dupla.

Assista à entrevista completa com Mahen Hoolash a seguir:

 

60

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!