NOTÍCIAS

Lavar as mãos é uma forma de prevenir a sepse

0
(0)

Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% precisa ser uma prática diária para controle de infecções

No último 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, o lema da OMS foi “Está nas suas mãos – previna a sepse nos cuidados de saúde”. Com isso, a Organização Mundial da Saúde pediu às unidades de saúde que evitem a sepse associada aos cuidados de saúde através da ação de higiene das mãos e prevenção e controle de infecções. Estima-se que a sepse afeta mais de 30 milhões de pacientes todos os anos em todo o mundo.

7 erros cometidos na hora de higienizar as mãos

Passo a passo ensina a higienizar as mãos corretamente

Higiene das mãos: antes do contato com paciente é momento mais negligenciado

“O dia 5 de maio é um momento de chamar a atenção da importância da higienização das mãos para fazermos a sistematização do controle de infecções nas instituições de saúde e na nossa rotina diária”, comenta a infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen professora Titular do Departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Consultora em Segurança do Paciente e Controle de Infecções-Stewardship.

A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é comum, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de sepse. “Mas podemos evitar isso. A higiene eficaz das mãos desempenha um papel fundamental neste contexto. No Dia Mundial da Higiene das Mãos (5 de maio), o foco para todos deve ser a prevenção da sepse nos cuidados de saúde”, sinalizou a OMS.

Segundo a Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, não é fácil ter o hábito de higienizar as mãos tanto em instituições de saúde quanto na vida pessoal. “Os controladores de infecção lutam para que o hábito de higienizar as mãos seja um hábito dos profissionais de saúde, usando água e sabão e complementada com álcool em gel”, comenta a médica.

De acordo com o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria – Ensp/Fiocruz, Julio Cesar Pegado Bordignon, as mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos e contribuem para a disseminação de diversos agravos como gripe, doenças gastrointestinais, infecções de pele entre outros.

A infectologista e o enfermeiro afirmam que a higienização das mãos pode ser feita de duas maneiras: com água e sabão ou com preparação alcoólica (70%), dependendo da ocasião e das condições que se encontrem as mãos.

A primeira pode ser utilizada quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes do preparo de alimentos, antes do preparo e da manipulação de medicamentos. Já a segunda deve ser feita quando as mãos não estiverem visivelmente sujas antes e após contato com o paciente, antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, após o risco de exposição a fluidos corporais, após o contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente.

Julio conclui que cabe, então, destacar que a higienização das mãos é uma medida preventiva, simples e barata, devendo esta ser um hábito que a população em geral necessita incorporar ao seu cotidiano para minimizar a transmissão de agentes infecciosos.

 

Todos pela ação no dia 5 de maio:

Profissionais da saúde: “Tome 5 Momentos para limpar suas mãos para prevenir sépsis nos cuidados de saúde”.

Líderes do IPC: “Seja um defensor na promoção da higiene das mãos para prevenir a sepse nos serviços de saúde”.

Líderes de estabelecimentos de saúde: “Evite a sepse nos serviços de saúde, faça da higienização das mãos um indicador de qualidade em seu hospital”.

Ministério da Saúde: “Implemente a resolução da sepse de 2017 da WHA. Torne a higiene das mãos um marcador nacional da qualidade dos cuidados de saúde.”

Grupos de segurança do paciente:”Peça 5 minutos de mãos limpas para prevenir a sepse nos cuidados de saúde”.

 

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos