NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Como melhorar a qualidade e a segurança nas transições do cuidado

Como melhorar a qualidade e a segurança nas transições do cuidado
0
(0)

A médica do John Hopkins Ayse Gurse, através da abordagem da engenharia do fator humano, acredita que as transições do cuidado podem ser analisadas como fonte de falhas, mas também como oportunidades para rever nossos erros

IBSP: Segurança do Paciente - Como melhorar a qualidade e a segurança nas transições do cuidadoPor Ayse Gurse*

O aumento da tecnologia em saúde combinado com a limitação de recursos tem aumentado o número de transições no cuidado, levando à fragmentação na assistência. Essas transições podem causar riscos significativos para a segurança do paciente, assim como resultados clínicos e financeiros insatisfatórios se não forem gerenciadas efetivamente. Isso ocorre porque informações importantes podem ser comunicadas erroneamente ou simplesmente omitidas.

As transições do cuidado podem ser analisadas como fonte de falhas, mas também como oportunidades para rever nossos erros. Apesar de sua importância, apenas um pequeno número de estudos é feito neste campo, e a maioria das intervenções reportadas na literatura foi implementada sem considerar a ciência da segurança ou os princípios e métodos da engenharia do fator humano.

INSCREVA-SE AGORA NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE DO IBSP

Na primeira palestra do III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado pelo IBSP, serão apresentados exemplos de como o Johns Hopkins Armstrong Institute identifica sistematicamente os riscos nas transições do cuidado, e como as intervenções para eliminar ou mitigar seus efeitos são desenvolvidas por meio da utilização de métodos da engenharia do fator humano.

*Quem é Ayse Gurse?

A médica anestesiologista, especialista em cuidados intensivos do Johns Hopkins, nos E.U.A., é palestrante do III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado pelo IBSP.

A Dra. Ayse P. Gurses é professora associada de anestesiologia e cuidados intensivos na Johns Hopkins University School of Medicine. Ela realiza um trabalho conjunto no Departamento de Política e Gestão de Saúde da Johns Hopkins’ Bloomberg School of Public Health’s. Suas áreas de especialização incluem engenharia de fatores humanos, segurança do paciente, design de tecnologia de saúde e avaliação de usabilidade e implementação.

Sua pesquisa atual se concentra em melhorar a segurança do paciente na sala de cirurgia cardíaca, transições de cuidados / transferências, coordenação de cuidados de saúde, compliance com diretrizes baseadas em evidências e condições de trabalho de enfermagem. A Dra. Ayse também colabora em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da prestação de serviços de saúde em geriatria em todos os níveis do sistema de saúde, do paciente aos médicos, hospital e sistema de saúde. Ela tem ampla experiência em trabalhar em ambientes interdisciplinares de pesquisa e colabora em projetos relacionados a fatores humanos.

Veja mais

2017 – II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realizado pelo IBSP em parceria com a ONA, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da segurança do paciente

https://youtube.com/watch?v=5Y9-s__bddo

2016 – I Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realizado em São Paulo, discutiu os rumos da segurança do paciente com insights do modelo de medicina hospitalar norte-americano

https://www.youtube.com/watch?v=unSSly88pzA

 

field_55dc6eefab8eb

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos