NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Controle de infecção em cirurgias exige mais do que antibióticos

Controle de infecção em cirurgias exige mais do que antibióticos
0
(0)

Controle de Infecção de Sítio Cirúrgico

É importante que o uso de antimicrobianos não seja a principal medida na prevenção de infecção em sítio cirúrgico. “A profilaxia antibiótica é vista como um fator de proteção, mas não o único”, diz Patricia Martino Longo, coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar e porta-voz do Hospital e Maternidade Brasil (da Rede D’Or São Luiz).

Outras medidas para evitar infecções em cirurgias, além da obrigatória profilaxia antibiótica, são: controle de infecções à distância, controle de comorbidades, como diabetes mellitus e imunossupressão, cessação do tabagismo e retirada de pelos com preparo adequado da pele com degermação e antissepsia.

Conheça os erros cometidos na hora de higienizar as mãos

Como minimizar erros atrelados à identificação do paciente

Equipe multiprofissional é o que garante sucesso no tratamento de dor crônica

“A depilação deve ser feita com tricotomizador elétrico cerca de duas horas antes do procedimento e, preferencialmente, em outro local que não a sala cirúrgica”, alerta Patricia, afinal, pesquisas demonstram que o uso de lâminas de barbear na remoção de pelos produz cortes e lesões microscópicas, aumentando o risco de infecções.

No intra-operatório, é fundamental que se faça o controle glicêmico e de temperatura, que já se mostraram eficazes na prevenção de infecção de sítio cirúrgico para algumas cirurgias. Além disso, todo o material utilizado no procedimento deve ser estéril, sendo descartável ou reprocessado numa central de material e esterilização.

De qualquer forma, o serviço de controle de infecção hospitalar monitora a adesão à profilaxia cirúrgica e também as taxas de infecção de sítio cirúrgico, levando em conta todas essas variáveis. “Para cada infecção diagnosticada, levantamos as possíveis falhas nas boas práticas de prevenção e adotamos medidas corretivas imediatamente”, finaliza Patricia.

 

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!