Hospitalistas e pacientes americanos se uniram para descobrir quais são as ações mais importantes a serem desenvolvidas para melhorar a experiência do paciente dentro dos serviços de saúde.
No estudo chamado i-Hope, foram entrevistados 500 voluntários – entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. A ideia era mapear os tipos de ações que merecem prioridade de pesquisa e desenvolvimento para aprimorar a experiência do paciente dentro das instituições de saúde.
Como usar os dados para melhorar a experiência do paciente?
“Esperamos que os pacientes e cuidadores usem nossos resultados para defender pesquisas e melhorias nas áreas que mais importam para eles”, escreveram os autores do estudo, liderado pela médica Luci Leykum, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas em San Antonio, nos Estados Unidos. O levantamento foi feito em parceira com a Society of Hospital Medicine, a sociedade dos hospitalistas dos Estados Unidos.
Além de guiar novas pesquisas, o estudo pode funcionar como uma base para os serviços de saúde guiarem ações prioritárias a serem desenvolvidas no aprimoramento a experiência do paciente. O tópico mais votado no estudo americano e, portanto, considerado mais importante pelos pacientes e pelos profissionais de saúde foi decisão compartilhada.
O que é decisão compartilhada?
A decisão compartilhada compreende iniciativas que permitam aos pacientes e seus familiares ter todas informações sobre sua condição. A partir disso, eles podem desempenhar um papel ativo sobre os rumos de seu tratamento. No processo de decisão compartilhada, é essencial discutir os valores de vida que são importantes para o paciente. Muitas vezes, a princípio, podem não estar muito claros nem para ele mesmo.
Cabe aos profissionais de saúde ajudar a explorar os sentimentos e percepções do paciente. Eles auxiliam em escolhas importantes, ao oferecer e contextualizar informações técnicas, sem perder de vista os valores e princípios do paciente.
Com base nas 11 perguntas mais votadas pelos participantes do estudo, o IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente elaborou um ranking dos cinco tópicos mais importantes para a experiência dos pacientes e de seus familiares nos serviços de saúde. Confira:
O que os pacientes esperam do hospital?
- 1º. Decisão compartilhada
Intervenções que garantam tomada de decisão compartilhada entre profissionais-pacientes e maneiras de garantir que ambos tenham acesso às informações - 2º. Transição do cuidado na alta
Entender o que pacientes esperam de um processo de alta colaborativo, identificar práticas eficazes para a transicação do cuidado e com quem o paciente deve fazer contato após a alta - 3º. Educação para o paciente
Como informar sobre a condição, tratamento e medicação e identificar as barreiras que atrapalham a compreensão do paciente - 4º. Telemedicina
Como usar a tecnologia para reduzir readmissão e melhorar transição do cuidado pós-alta - 5º. Medicação
Como chegar ao melhor regime de medicação de acordo com o histórico de cada paciente e entender as expectativas para o tratamento da dor
Saiba Mais
- Bundle de enfermagem: 5 iniciativas para melhorar a experiência do paciente
- Os pacientes devem ser vistos como consumidores?
- Um questionário para avaliar a satisfação do paciente?
field_55e6f4537c643
Avalie esse conteúdo
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1