NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Hospital realiza primeira cirurgia robótica com tecnologia Single Port da América Latina

Hospital realiza primeira cirurgia robótica com tecnologia Single Port da América Latina
0
(0)

Procedimento minimamente invasivo, realizado pelo novo Robô Da Vinci SI, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, possibilita redução da lesão muscular e do tamanho da cicatriz

 

O Centro de Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou a primeira cirurgia robótica da América Latina utilizando a tecnologia Single Port, mecanismo que permite que procedimentos cirúrgicos sejam realizados por um único acesso. Este diferencial é exclusivo do Da Vinci SI, novo robô adquirido pelo complexo hospitalar. O equipamento oferece imagens FULL HD com resolução 1.080 pixels e permite que os acessos cirúrgicos sejam únicos e de menor extensão.

O Single Port foi usado em uma nefrectomia radical, cirurgia de retirada de um dos rins, devido a um tumor, e o acesso foi feito por meio da região umbilical, com incisão única de 2,5 centímetros. Uma cirurgia laparoscópica convencional precisa de quatro acessos de tamanhos diferentes, geralmente três deles medem 1 centímetro e um com cinco milímetros de extensão.

De acordo com o Dr. Carlo Passerotti, coordenador do Centro de Cirurgia Robótica e detentor da maior casuística em cirurgia robótica do País, o uso do Single Port reduz a lesão muscular, o sangramento intraoperatório e o tempo de internação do paciente.

“Nesta cirurgia o sangramento foi inferior a 100 ml e o tempo de internação foi de menos de 48 horas. Em cirurgias convencionais o tempo médio de internação é de cinco dias”, afirma Passerotti.  O especialista diz ainda que a realização da primeira cirurgia com Single Port abre novos horizontes para a robótica já que a tecnologia pode ser empregada em cirurgias de retirada de vesícula, em hérnias inguinais e em histerectomias.

Centro de referência
O papel da cirurgia robótica está crescendo cada vez mais em centros de referência como o do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com cerca de 1.600 procedimentos já realizados desde a sua inauguração em 2008, sendo 80% deles voltados para a urologia, o Centro de Cirurgia Robótica vem mantendo uma média de crescimento de 30% ao ano.

Urologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Cirurgias Digestivas e procedimentos transorais (para a retirada de tumores de boca e garganta) são as especialidades que passam a ser exploradas com maior amplitude no hospital. O Centro também é pioneiro na utilização de robô para cirurgias de tratamento de apneia do sono.

Veja mais

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!