NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

IBSP conquista chancela internacional da ISQua para Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente

Chancela ISQua
IBSP conquista chancela internacional da ISQua para Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente
ISQua
0
(0)

Reconhecimento coloca o Brasil em destaque por ser o único país da América Latina com o selo

O Brasil acaba de alcançar um marco inédito na área da segurança do paciente. O IBSP recebeu a chancela internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care), uma das mais respeitadas instituições do mundo em qualidade e segurança na saúde, para o Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente (PQMSP).

Com a certificação, o IBSP torna-se o único representante da América Latina a possuir um programa educacional com essa validação internacional. No mundo, apenas três países detêm o selo, o que reforça a relevância global dessa conquista.

“Planejamos um conteúdo que pudesse estar alinhado com as recomendações soberanas da OMS e fosse legitimado por um órgão de autoridade em melhoria de processos, com visão de governança e reconhecimento internacional em qualidade e segurança do paciente: a ISQua”, explica Karina Pires, diretora de Novos Negócios do IBSP.

Reformulação completa e padrões internacionai para a ISQua

A trajetória para a validação da ISQua foi resultado de um trabalho intenso de reformulação do programa e dos próprios processos internos do IBSP. Segundo Adriana Torres, consultora do Instituto que participou diretamente da ação, a equipe passou meses revisando fluxos, políticas e práticas.

“Iniciamos com a reformulação dos processos internos do IBSP, envolvendo sete pessoas em um trabalho contínuo de gestão de riscos, governança de documentos e reestruturação pedagógica. O programa foi dividido em cinco módulos, incorporando atividades práticas e metodologias ativas. Encerramos a trajetória com o Exame de Expertise em Segurança do Paciente (EESP)”, detalha Adriana.

Com base em diretrizes da OMS e nas recomendações da própria ISQua, o novo PQMSP foi redesenhado para oferecer conteúdo técnico, baseado em evidências e com aplicabilidade prática nas instituições de saúde. A chancela atesta que o programa cumpre rigorosamente os padrões internacionais de qualidade educacional, metodológica e de governança acadêmica.

Educação e transformação como eixos centrais

A certificação da ISQua consolida o PQMSP como uma das mais avançadas formações em segurança do paciente do mundo. Estruturado em cinco módulos (segurança do paciente e abordagens essenciais; gerenciamento de riscos e melhoria contínua; cirurgia segura; uso seguro de medicamentos; e prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde), o programa tem como objetivo formar profissionais capazes de liderar mudanças sistêmicas e fortalecer a cultura de segurança nas instituições de saúde.

“Construímos o PQMSP para disponibilizar o que há de mais relevante como base de conhecimento, com especialistas que possuem experiência prática em cada temática. É uma forma de entregar para cada profissional o que é necessário para apoiar a construção da segurança em nosso país”, reforça Karina Pires.

Desenvolvimento global e urgência nacional

Karina também ressalta que, apesar dos avanços regulatórios, a formação em segurança do paciente ainda é um desafio global, com grandes disparidades entre países.

“A formação profissional em segurança do paciente é uma necessidade urgente e global. A falta dela vem contribuindo para a superficialização das propostas de melhoria elaboradas a partir das análises de incidentes. Quando você se apropria desse conhecimento, talvez faça a mesma pergunta que nós do IBSP fazemos diariamente: como podemos mudar esse cenário?”, reflete.

De acordo com estudos internacionais citados pela diretora, países de alta renda, como Estados Unidos e Reino Unido, têm taxas de capacitação acima de 80%. Já em países de média e baixa renda, como Índia e Quênia, os índices ficam abaixo de 50%. O contexto brasileiro, apesar de políticas públicas avançadas, ainda carece de suporte prático e formação técnica estruturada.

Compromisso com o futuro da segurança do paciente

Com a chancela da ISQua, o IBSP reforça seu papel como referência nacional e internacional em educação e transformação da segurança do paciente.

“O PQMSP tem a credibilidade do IBSP. Ele é científico nos mínimos detalhes e especializado em um único objetivo: entregar o estado da arte em educação personalizada. É o resultado de mais de uma década de experiência prática do Instituto, agora reconhecida globalmente”, conclui Karina.

O Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente estará disponível em breve no IBSP Conecta, a plataforma digital de cursos do Instituto. A nova edição, já validada por uma turma piloto, traz tutoria online, certificado com validade de dois anos e um conteúdo técnico continuamente atualizado e alinhado às práticas internacionais.

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente