NOTÍCIAS

Atenção – Máscaras faciais com metal podem colocar paciente em risco durante ressonância magnética

0
(0)

O uso de máscaras faciais tem sido uma das medidas não farmacológicas adotadas pelo mundo para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, muitas mudanças ocorreram quanto a essa recomendação e, hoje, são diversos os tipos de proteção facial utilizados pela população, sendo que as mais comuns têm sido as máscaras cirúrgicas e as de tecido e a indicação é a de que as pessoas sempre utilizem o equipamento ao sair de casa.

Diante dessa mudança de comportamento, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos publicou uma recomendação de segurança reforçando que, durante a realização de ressonâncias magnéticas, tanto pacientes quanto profissionais de saúde devem utilizar apenas máscaras que não contenham partes metálicas. Como a RM utiliza fortes imãs e ondas de rádio frequência para fazer imagens do interior do corpo humano, qualquer item metálico utilizado pelo paciente representa um risco de queimadura. A diretriz foi elaborada após a FDA receber um relatório de incidente no qual um paciente teve o rosto queimado durante o procedimento por portar uma máscara inadequada.

Dessa forma, a recomendação do órgão norte-americano é a de que pacientes devem se certificar de que sua máscara não contém nenhum componente metálico, podendo inclusive perguntar ao técnico do exame em caso de dúvidas. Além do clipe ou de fios para melhor ajuste do equipamento no nariz, algumas máscaras têm grampos para prender a proteção à cabeça e nanopartículas e revestimentos antimicrobianos de prata ou cobre.

Há, no documento divulgado pela FDA, destaque para uma corresponsabilidade entre paciente e profissional. Assim, o órgão recomenda que o técnico de radiologia se certifique de que a máscara que está sendo usada pelo paciente não contenha traços metálicos. Caso não consiga comprovar, deve pedir ao paciente que retire a proteção, entregando a ele uma máscara alternativa que se mostre 100% segura, validada internamente pelo próprio serviço de saúde.

Referências:

(1) Wear Face Masks with No Metal During MRI Exams: FDA Safety Communication

#2021top10

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos