NOTÍCIAS

COVID-19 – Pandemia ao longo de 12 meses

0
(0)

No dia 30 de dezembro de 2019 a China emitiu um primeiro alerta quanto à uma pneumonia desconhecida que se espalhava pelo país. Hoje, passados pouco mais de 12 meses desse alarme inicial, o mundo já soma 87 milhões de casos e 1,8 milhão de mortes por COVID-19.

Foram diversos os desafios vivenciados ao longo do ano. Um patógeno desconhecido, com alta taxa de transmissibilidade, colocou o mundo em uma crise de grandes proporções. Na ciência, foi preciso trabalhar arduamente para entender mais a fundo a carga genética do novo coronavírus; para checar o seu impacto no organismo humano; buscar diferentes tipos de exames capazes de diagnosticar a infecção; avaliar medicamentos eficazes para combater a doença e trabalhar em potenciais vacinas para imunizar a população global. Somente na PubMed, a busca por “COVID-19” elenca 84.500 resultados de publicações científicas.

Além disso, toda a cadeia global de saúde teve de se movimentar para ampliar a capacidade de resposta à pandemia. Na linha de frente, foi necessário recuperar profissionais de saúde já aposentados e antecipar a formação dos estudantes de medicina e enfermagem. No setor industrial, otimizar a produção para atender à altíssima demanda mundial tanto por equipamentos de proteção individual quanto por insumos diversos. Gestores de saúde em todo o mundo trabalharam para evitar o colapso de seus sistemas, ampliando a quantidade de leitos hospitalares e montando hospitais de campanha dedicados aos pacientes infectados. Tudo sob a pressão de um vírus que se espalhava rapidamente pelo planeta e que exigia, inclusive, esforço da população na adoção das medidas de distanciamento social e higiene.

Contribuindo com o compartilhamento de conhecimento, o portal de conteúdo do IBSP criou uma sessão exclusiva para publicar notícias científicas relacionadas à crise, explorando desde detalhes sobre os EPIs até os aprendizados gerados durante o combate ao patógeno. O objetivo era orientar tanto os profissionais de saúde quanto o público geral. Clique AQUI para acessar as matérias.

Confira, abaixo, a cronologia do novo coronavírus ao longo de 2020 (1;2;3).

Referências:

(1) Linha do tempo – Novo coronavírus – Ministério da Saúde do Brasil

(2) Timeline: WHO’s COVID-19 response

(3) WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard

 

0

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos