NOTÍCIAS

Decisão compartilhada: o que importa para você?

0
(0)
Banner da campanha "O que importa para você?, sobre decisão compartilhada (Divulgação)
Banner da campanha “O que importa para você?, sobre decisão compartilhada (Divulgação)

Hoje, 6 de junho, é o dia da campanha internacional What Matters to You (O que importa para você). O slogan é em língua estrangeira, mas a preocupação diz respeito a profissionais de saúde e pacientes de todas nacionalidades. A campanha “O que importa para você?” tem como objetivo chamar a atenção para a importância do processo de decisão compartilhada nos serviços de saúde.

O que é decisão compartilhada?

A decisão compartilhada compreende iniciativas que permitam aos pacientes e seus familiares ter todas informações sobre sua condição. A partir disso, eles podem desempenhar um papel ativo sobre os rumos de seu tratamento. No processo de decisão compartilhada, é essencial discutir os valores de vida que são importantes para o paciente. Muitas vezes, a princípio, podem não estar muito claros nem para ele mesmo.

Cabe aos profissionais de saúde ajudar a explorar os sentimentos e percepções do paciente. Eles auxiliam em escolhas importantes, ao oferecer e contextualizar informações técnicas, sem perder de vista os valores e princípios do paciente.

Uma questão de valores

A campanha “O que importa para você?” é um incentivo para que todos tenham conversas sobre valores de vida com as pessoas que nos são importantes ou de quem cuidamos. É um gatilho para causar reflexão sobre prioridades que podem não estar claras e acabar nublando decisões – não só na esfera da saúde, mas em outras áreas de vida também. Experimente começar com perguntas como:

  • “O que é importante para você hoje?”;
  • “O que faz do seu dia um bom dia?”;
  • “Qual objetivo você quer alcançar”?

Mais do que ouvir: escutar

O importante é abrir o diálogo, que supõe escuta ativa! Realmente dar atenção, colocar-se no lugar do outro e entender suas perspectivas e valores. Significa estar de mente e coração abertos, com disposição para escutar e entender.

Você já praticou hoje?

 

field_55e6f4537c643

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos