NOTÍCIAS

Dia Mundial da Saúde – Em 2020, OMS homenageia enfermeiros e parteiras

0
(0)

O dia 7 de abril marca a comemoração do Dia Mundial da Saúde, uma data amplamente celebrada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com repercussão em todos os continentes. Neste ano de 2020, justamente no momento em que o globo vivencia a pandemia do novo coronavírus que já matou dezenas de milhares de pessoas, a Organização optou por homenagear os profissionais de enfermagem e as parteiras, atores da complexa cadeia de saúde e que são grandes responsáveis pela manutenção de um mundo saudável.

Na linha de frente do combate à COVID-19, os times de enfermagem são indispensáveis para o controle da disseminação. São esses profissionais muitas vezes os responsáveis por lidar com o receio de pacientes e familiares, respondendo às suas perguntas com atenção, dedicação e cuidado. Para a OMS, “sem enfermeiros não haveria resposta”(1). Além disso, esses profissionais estão diretamente ligados à coleta de dados para estudos clínicos tão importantes para a luta contra um inimigo ainda desconhecido.

Antes mesmo do mundo ser assolado pela pandemia que se iniciou no final de 2019 na China e rapidamente se espalhou por todos os continentes, a OMS já tinha declarado que 2020 seria o ano do enfermeiro e da parteira, destacando a importância dessas duas linhas de atendimento na saúde global.

>> 2020 – Ano do enfermeiro e da parteira

Para comemorar a data, a Organização se comprometeu a listar uma série de recomendações para enaltecer a força de trabalho desses profissionais, atitude que considera vital para o alcance de metas internacionais dedicadas à cobertura universal de saúde, que inclui saúde materna e infantil, doenças infecciosas e não transmissíveis, saúde mental, resposta à emergências, segurança do paciente e prestação de serviços integrados e centrados nas pessoas.

Lembrando que os profissionais de saúde estão diariamente expostos ao risco de infecção pelo novo coronavírus por jamais abandonar seus atendimentos, a OMS convoca todos a abraçar a campanha que usa a hashtag #supportnursesandmidwives, que, em tradução livre para o português, significa #ApoioAEnfermagemEParteiras.

Para transformar o apoio a enfermeiros e parteiras em ações, a OMS aponta as cinco principais áreas de investimento (2):

  • Investir em educação em enfermagem e obstetrícia;
  • Ampliar o emprego à enfermeiros especializados;
  • Investir nas habilidades de liderança desses profissionais;
  • Reconhecer enfermeiros e parteiras como o coração da atenção primária em saúde;
  • Oferecer apoio a esses profissionais para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Relatório Mundial de Enfermagem – 2020

Neste 7 de abril, a OMS lançou o Relatório Mundial de Enfermagem em 2020 (3), documento que traz um panorama global da força de trabalho de enfermagem apoiando o planejamento baseado em evidências e otimizando os investimentos nesse setor a fim de melhorar a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos do mundo.

Neste material também há justificativas plausíveis que constroem e validam a importância desses investimentos; dados sobre o mercado de trabalho; projeção de progressos para suprir o déficit de profissionais no setor até 2030; e maneiras para fortalecer esse setor a fim de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela Organização.

Ao finalizar o documento, a OMS faz um apelo a todos os estados membros e entidades interessadas para que abracem essa causa e se comprometam com a agenda proposta. Os investimentos apontados como primordiais pela Organização impulsionarão o progresso para que o mundo possa atingir a tão sonhada cobertura universal de saúde, sendo ampliados também para outros relevantes setores como educação e crescimento econômico.

Em maio serão disponibilizadas versões do relatório em outros idiomas e, em 2021, a Organização lançará um relatório similar, porém dedicado à obstetrícia.

Referências:

(1) OMS – World Health Day 2020 – Support nurses and midwives

(2) OMS – Key facts

(3) State of the World’s Nursing Report – 2020

 

0

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos