NOTÍCIAS

Evento de segurança do paciente irá discutir como melhorar a qualidade da assistência

0
(0)

Simpósio realizado pelo IBSP, com apoio da ONA, trás ao Brasil cinco palestrantes internacionais para ciclo de palestras e workshops práticos e interativos

Papel da liderança, engajamento dos colaboradores, mensuração e produção de relatórios em segurança do paciente, desafios da gestão hospitalar, Antimicrobial Stewardship, assistência domiciliar e segurança nas transições do cuidado são apenas alguns dos temas que serão abordados na terceira edição do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, evento organizado pelo IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente entre os dias 25 e 27 de abril, na FecomercioSP, em São Paulo.

INSCREVA-SE AGORA NO SIMPÓSIO DO IBSP

O III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, que conta com apoio da ONA – Organização Nacional de Acreditação, traz ao Brasil personalidades especializadas em segurança do paciente para uma abordagem multiprofissional.

Os três keynotes speakers internacionais vêm do Reino Unido e dos Estados Unidos: Charles Vincent, psicólogo especializado em segurança do paciente e professor emérito de Pesquisa em Segurança Clínica do Imperial College, de Londres; Ayse Gurses, médica anestesiologista, especialista em cuidados intensivos do Johns Hopkins, nos Estados Unidos; Jan Compton, enfermeira e diretora do Escritório de Segurança do Paciente da Baylor Scott & White Health. Além dos três keynotes, o evento contará ainda com mais dois destaques internacionais: Mahen Hoolash, diretor de excelência operacional e gestão de mudanças em clientes na área da saúde da GE Healthcare; e Mark Gilchrist, farmacêutico e consultor em doenças infecciosas do Imperial College Healthcare NHS Trust e professor sênior honorário do Imperial College, em Londres, que esteve presente na edição de 2017.

“Charles Vincent, sumidade em segurança do paciente, e representantes do Baylor Scott & White Health e do John Hopkins vêm ao Brasil para apresentar o que tem sido feito de mais significativo na área de segurança do paciente. Iremos trazer a vanguarda do setor para discussões de alto valor científico”, avalia o Dr. José Branco, fundador e diretor-executivo do IBSP.

Workshops internacionais
Assim como em 2017, o evento deste ano inicia a programação com os workshops internacionais de meio dia. Ayse Gurses irá abrir o evento dia 25 de abril com o “Uso de Engenharia do Fator Humano para Segurança do Paciente”, em que se concentrará no uso de fatores humanos e métodos de engenharia de sistemas para identificar e mitigar os problemas do sistema de trabalho que causam erros humanos e problemas na segurança do paciente e na qualidade da assistência. Já a enfermeira Jan Compton será responsável pelo workshop da tarde, em que abordará a relevância de uma cultura de segurança do paciente e como alcançar este objetivo em sua instituição.

Paralelamente às práticas da médica e da enfermeira, Mahen Hoolash, diretor de excelência operacional e gestão de mudanças em clientes na área da saúde da GE Healthcare, será responsável pelo workshop em que irá mostrar como engajar colaboradores, pacientes e familiares para transformar o desempenho da operação de forma sustentável.

Da assistência domiciliar à resistência microbiana
Nos dias 26 e 27 de abril, o III Simpósio Internacional promoverá uma discussão científica sobre os principais temas que envolvem segurança do paciente. Charles Vincent abordará a assistência domiciliar e como devemos medir e monitorar a segurança do paciente nas organizações, já que ‘Errar é humano’. “Os benefícios do cuidado em casa são conhecidos, mas os riscos precisam ser explorados. Por outro lado, a mensuração e o monitoramento da continuam sendo uma prioridade em todo o sistema de saúde”, afirma o psicólogo de Londres.

Já o conteúdo das palestras da médica Ayse Gurses será focado em como melhorar a qualidade e a segurança nas transições do cuidado através da abordagem da engenharia do fator humano. “Serão apresentados exemplos de como o Johns Hopkins Armstrong Institute identifica sistematicamente os perigos na transição dos cuidados e como as intervenções para eliminar ou mitigar os efeitos destes perigos são desenvolvidas por meio da utilização de métodos da engenharia do fator humano”, conta Ayse. O segundo tema da keynote speaker será como praticar medicina baseada em evidência de forma mais consistente.

Para completar, a enfermeira Jan Compton terá duas palestras: ‘O papel da mensuração e produção de relatórios em segurança do paciente’ e ‘Métodos para a promoção de um cuidado seguro’. “Em meu trabalho atual, foco em iniciativas, práticas baseadas em evidências e estratégias para melhorar a assistência dos pacientes. Estou ansiosa pela participação no III Simpósio Internacional do IBSP, pois espero que os profissionais brasileiros possam conhecer as nossas ferramentas e estratégias para ajudá-los na jornada da segurança do paciente”, diz Jan Compton.

Além disso, o III Simpósio Internacional do IBSP trará um retrato de alguns aprendizados de instituições brasileiras, cases de tecnologia e qualidade na assistência, uma seção interativa com o farmacêutico inglês Mark Gilchrist e a infectologista brasileira Sylvia Lemos Hinrichsen e um debate entre Charles Vincent e Ayse Gurses sobre quais os limites da melhoria na saúde.

Inscrições modulares
As inscrições são modulares para que cada profissional de saúde opte pela programação que tenha sinergia com seus objetivos. Por exemplo, além da plenária dos dias 26 e 27, é possível se inscrever em um workshop ou em dois, neste último caso, optando pelo combo full experience. O valor dos tickets varia de R$ 1.100,00 a R$ 1.785,00.

Serviço
III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realização: IBSP
Apoio: ONA
Data: 25 a 27 de abril de 2019
Local: FecomercioSP – R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP
Inscrições: www.simposio-ibsp.com.br

 

EDIÇÕES ANTERIORES
2017
II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realizado pelo IBSP em parceria com a ONA, reuniu grandes nomes internacionais e nacionais da segurança do paciente
https://www.youtube.com/watch?v=5Y9-s__bddo

2016
I Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
Realizado em São Paulo, discutiu os rumos da segurança do paciente com insights do modelo de medicina hospitalar norte-americano
https://youtu.be/unSSly88pzA

 

{{unknown}}

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos