NOTÍCIAS

Menos radiação, mais precisão: veja vantagens dos exames digitais

0
(0)

Profissionais de saúde e pacientes: os dois lados do balcão só tem a ganhar com a implementação dos exames digitais em hospitais e laboratórios

 

Menos radiação com exames digitais

Hospitais e centros de diagnósticos do Brasil estão fazendo a transição na forma de apresentar o resultado de seus exames. Os pacientes, que já estavam habituados a consultar seus laudos laboratoriais pela internet, podem também consultar exames de imagem em formato digital. A tendência de fazer a captura digital das imagens traz vantagens para os pacientes, principalmente no caso da radiologia, com apenas um ponto fraco: o preço.

O caso da psicocirurgia: uma maneira de aprender com a história

Para gestores: ética simples em três leis

Cuidados paliativos: chega de prolongar a morte

Aparelhos de exames digitais podem custar quatro vezes mais do que os analógicos e, por isso, o acesso à tecnologia ainda não se difundiu tanto no País. Em contrapartida, os ganhos em agilidade, qualidade de atendimento e segurança do paciente são inegáveis. “Se mais hospitais e centros de diagnóstico tivessem acesso à essa tecnologia, os serviços dariam um salto em qualidade com a possibilidade de troca entre bancos de dados, por exemplo”, opina Dr. Lucas Zambon, diretor científico do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

Além disso, existem exames específicos, como os radiológicos, que têm relação direta com a segurança do paciente quando considerada a versão digital. Os aparelhos de raio-x analógicos podem precisar expor o paciente a uma carga maior de radiação, enquanto no digital é possível ajustar a dose.

Confira algumas das vantagens dos exames digitais:

– Exibição e processamento de imagem: a rotina de colocar o filme contra a luz é substituída pela análise no próprio monitor do computador, o que facilita o processo. É possível ainda aproximar a imagem, e processá-la de forma que um detalhe fique mais claro, aumentando contraste ou a equalização por histograma, por exemplo. Outra técnica é a de subtração de imagens que pode remover a arquitetura de fundo, melhorando assim a visualização.

– Dose menor de radiação: em caso dos exames radiológicos, é possível diminuir a incidência de radiação no paciente quando usados aparelhos digitais. Isso é feito com um ajuste na dose para que o sinal seja suficiente.

– Armazenamento e sustentabilidade: bases de dados eletrônicas facilitam as consultas dos profissionais e agilizam o atendimento. Além disso, a barreira da distância é quebrada com a possibilidade de transmissão das imagens pela internet. Não precisar imprimir é outra vantagem do sistema digital por reduzir o impacto ambiental com o descarte de papel, filmes e mídias de CDs, por exemplo.

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos