NOTÍCIAS

O que levar em consideração para prescrever um antibiótico?

0
(0)
Médica preenche solicitação: para prescrever um antibiótico, é preciso percorrer quatro etapas: definição de agente/espectro, via, dose, tempo (Bigstock)
Médica preenche solicitação; para prescrever um antibiótico, é preciso percorrer quatro etapas: definição de agente/espectro, via, dose, tempo (Bigstock)

A resistência microbiana é uma ameaça real, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma emergência de saúde global. Diante desse contexto, prescrever um antibiótico é uma tarefa cada vez mais complexa. A infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen afirma que resgatar princípios básicos da medicina é a maneira mais segura de fazer o uso adequado de um antibiótico. Eles estão na base dos modernos programas de stewardship, o conjunto de práticas para incentivar o uso racional de antimicrobianos.

>> É seguro deixar que pacientes decidam duração do antibiótico?

“O stewardship de microbianos resgatou o passado: de uma boa anamnese, de uma boa história clínica, de um bom diagnóstico“, afirma Sylvia, professora da Universidade Federal de Pernambuco e consultora do Brasa, o programa brasileiro de stewardship de antimicrobianos, apoiado pelo IBSPInstituto Brasileiro de Segurança do Paciente.

>> Bactéria hospitalar se torna dez vezes mais resistente a álcool

Primeiro, é preciso chegar ao diagnóstico exato. E, para isso, uma anamnese bem-feita é fundamental: é a velha e boa conversa olho no olho com o paciente, para resgatar a história médica e colocar os sintomas relatados em contexto. “A boa anamnese não leva tempo, leva treino”, diz Sylvia. O segundo passo é pedir os exames, de acordo com as hipóteses diagnósticas, para confirmá-las ou exclui-las. Resultados em mãos, é hora de fazer a prescrição, se for o caso, de um antimicrobiano.  “Prescrever um antibiótico não é o início nem o fim de um tratamento, é o meio”, diz Sylvia.

>> Novo mecanismo de resistência a antibióticos é descoberto em Pseudomonas aeruginosa

Sylvia recomenda quatro etapas a percorrer antes de prescrever de um antibiótico:

1º) Definição do agente/espectro 
De acordo com o microrganismo: bactéria gram-positiva ou gram-negativa, vírus, protozoário?

2º) Escolha da via de administração
Oral, intravenosa, muscular: depende da gravidade e tipo da infecção, das circunstâncias da administração (hospitalar ou domiciliar)

3º) Ajuste da dose
Peso, local da infecção e particularidades do paciente influenciam: é mais difícil atingir infecções nos ossos; cirurgia bariátrica afeta a absorção e problemas renais a excreção

4º) Recomendação do prazo
Varia de acordo com o tipo de infecção, do antibiótico e da dose

 

Consider fatores como tempo de absorção e via de administração é fundamental antes de prescrever um antibiótico e contribui para o uso racional

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos